segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Yastay - O Filho de Pachamama....e o Caapora não estava só




(Llastay, Llajtay) é o filho de Pachamama e encomendado por ela para cuidar de animais selvagens. Ele é descrito como um velhinho com uma longa barba e chifres como um carneiro. Aqueles que desejam caçar deve deixar oferendas, assim que os pássaros ea atividade será favorável; Coluccio diz que antes de sair para caçar faz um  povo selo  ou  kachakuna onde a proteção é invocada Llastay (corpachada semelhante à Pachamama). O Llastay aceita e respeita os acordos, se não se revelar.

 "Más divindades também são favoráveis ​​quando eles estão irritados. O Pachamama e Llastay, entidade única em sua origem e, posteriormente, duplicada pela necessidade antropomorfosear os deuses, inata na raça humana, dar ao homem os frutos da terra, mas ele tem que usá-los com moderação e de acordo com a legítima necessidades, caso contrário, estes pagariam caro divindades resíduos ".

De acordo com o Professor  Felix Coluccio  em Folklore argentino  , o Llastay é quase tão importante quanto a Pachamama em áreas do sul, que também recebe o nome de  Duende, Delgadín , etc. No mesmo dicionário, Coluccio folclorista parafraseia  Adam Quiroga , dizendo  Llastay e Pachamama parecem gêmeos calchaquíes tradição religiosa .

Coluccio Tinogasta narra que tinha conseguido um boliche crioulo três guanacos. O manenado foi quando eles introduziram o Llastay, gritaria para a caça sem permissão. Para salvar e evitar liberaria os guanacos prometeu dar-lhe um saco de farinha chaclión. Llastay concordou em compensar presente e permissão para continuar a caça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário