terça-feira, 29 de outubro de 2013

DOENÇAS E ENVELHECIMENTO



Não apenas de combates o personagem padece. O novo mundo padece de estranhas  enfermidades que colocarão em jogo a vida do personagem, junto ás velhas epidemias do mundo antigo. A vida é cruel e o mais destemido guerreiro da sacra igreja  pode ver seus dias resumidos vítima de uma estranha febre adquirida naquela singela naquela singela expedição nas áreas pantaneiras. O tempo passa para todos e nos torna mais vulneráveis, o pesar dos anos degenera o corpo e aumenta nossa probabilidade de adquirir determinada doença, a média de vida no séc. XVII é de 40 anos, conforme os anos passam seu personagem perceberá que não é mais tão ágil, forte ou saudável, o quanto era quando jovem. Este é o tema deste capítulo a saúde do personagem.

Procure o curandeiro mais próximo, o cientista recluso ou o padre da companhia de Jesus. A saúde será posta em jogo.

Doenças
Por toda a história da humanidade as doenças sempre foram a maior causa de mortes que assolou a humanidade, pensemos nas grandes pestes e epidemias. O Novo Mundo possui a peculiaridade de mesclar as velhas às novas doenças, em uma sintonia barroca, que a precária medicina da época não está tão preparada para enfrentar.

A descrição das Doenças seguirá a seguinte ordem

(Nome da Doença)
% de Contágio: Valor Percentual do personagem ser infectado de acordo que entre em contato com o meio de infecção.
Forma de Contágio: Meio de infecção, ambiente ou situação que exige o teste.
Sintomas: Sintomas da doença.
Descrição da Doença: Progressão, e regras para a doença.

Chagas
% de Contágio: 40 - 46%
Forma de Contágio: Transmitida pela picada de
insetos que vivem nos campos, serrados, Florestas e
vilas.
Sintomas: Coceira no local da picada e chagas (feridas) que se espalham pelo corpo.
Descrição da Doença: No primeiro dia de convalescência, há intensa coceira no local da picada, a primeira chaga aparece no segundo dia causando 2 pontos de dano no persoangem, no terceiro dia a chaga começa a crescer causando mais 3 pontos de dano, a partir do quarto dia, as chagas passam a crescer e se espalhar pelo corpo do personagem causando 1d6+1 pontos de dano ao dia e se tornando contagiosa (40% para quem estiver em contato com o personagem). As perícias Medicina [Moderna/Cristã e primeiros socorros] apenas recuperam os pvs mas não curam a doença, que apenas pode ser curada com meios mágicos ou um teste crítico em Medicina [Ervas e Plantas –Remédio]

Chato
% de Contágio: 0 a 40%
Forma de Contágio: Relações Sexuais
Sintomas: Coceira intensa
Descrição da Doença: Chato é um parasita que vive nos pelos púbicos da vítima, causando imensa coceira (teste de WILL para parar de coçar as partes íntimas) e ardência. Pode ser eliminado retirando-se os pelos púbicos.

Cólera
% de Contágio: 45%
Forma de Contágio: Adquirida principalmente em climas quentes, onde haja epidemia, é contraída consumindo-se comida ou bebida infectada por um doente, ou entrando em contato com ele.
Sintomas: Dores abdominais, diarréia, vômito e hipotermia (temperatura abaixo de 35º).
Descrição da Doença: Durante o período que o personagem estiver doente, todos os seus testes se tornam difíceis, a partir do quinto dia o personagem pode entrar em coma (teste de CON), se em coma possui 25% de chance de morrer.

Doença do sono
% de Contágio: 10 – 40 %
Forma de Contágio: transmitida pela picada de insetos que vivem nos Pântanos de Santa Cruz.
Sintomas: Letargia e sonolência.
Descrição da Doença: No primeiro e segundo dias após o contágio o personagem cai em estágio de torpor (sonolência) e todas suas ações se tornam difíceis, a partir do terceiro dia o personagem cai em sono profundo, morrendo no início da terceira semana após o contágio. O tratamento pode ser feito através de um teste difícil da perícia Medicina [Ervas e plantas - remédios], ou por meios mágicos, após o tratamento o personagem estará recuperado em 1 dia.

Febre do sertão
% de Contágio: 40 - 60%
Forma de Contágio: Transmitida pela picada de mosquitos, provenientes das florestas, Pântanos e cerrados
Sintomas: Febre intensa, calafrios, desmaios.
Descrição da Doença: A febre do Sertão é a denominação comum de diversas doenças desconhecidas que atacam os exploradores do sertão de Santa Cruz. A primeira semana é marcada por uma febre intensa e ininterrupta, na qual o personagem perde 1d4 PVs por dia; na segunda semana comessam os calafrios, a febre se intensifica e há a insidência de desmaios (teste de CON para resistir), todas as ações do persoangem se tornam difíceis e o dano diário aumenta para 1d4+1 PVs; Na terceira semana o personagem cai inconsciente e passa a tomar um dano de 1d6 por dia, morrendo no início da quarta semana. Por colapso do organismo, mesmo que ele esteja com todos os PVs restaurados. As perícias Medicina [Moderna/Cristã
e primeiros socorros] apenas recuperam os pvs mas não curam a doença, que apenas pode ser curada com meios mágicos ou um teste difícil em Medicina [Ervas e Plantas – Remédio]

Gonorréia
% de Contágio: 0 a 40%
Forma de Contágio: Relações Sexuais
Sintomas: ardência ao urinar e secreções purulentas no pênis (homem), a doença é a-sintomática nas mulheres.
Descrição da Doença: A gonorréia não é mortal, contudo aumenta em 10% ao mês a chance de gerar impotência sexual e esterilidade. Se houver contado do foco de infeção com os olhos, inicia-se uma profunda infeção oftalmológica, com coceira intensa, olhos vermelhos, que através de um  tratamento inadequado (falha em um teste de medicina) causará cegueira permanente.

Gripe
% de Contágio: 60%
Forma de Contágio: Infeção transmitida pelocontato com pessoas doentes, ou ambiente em que ela se encontra.
Sintomas: Febre, coriza (corrimentos nazais), dor corporal, dor de cabeça, cansaço.
Descrição da Doença: Doença viródica comum e inofensiva no homem branco, que se utiliza de remédios e ervas que aliviam o sintomas, estando curados em 1 semana. Porem devido aos índios não possuírem anticorpos contra esta enfermidade, não apresentam melhora dos sintomas, perdem 1d6 PVs por dia até a morte consequente em 1 semana. Não exite cura mundana para a doença.

Herpes Genital
% de Contágio: 0 a 40%
Forma de Contágio: Relações Sexuais
Sintomas: pequenas bolhas dolorosas que se formam nos genitais.
Descrição da Doença: Não é grave, mas sim dolorosa e possui um chance de 40% de gerar deformações nos futuros filhos do personagem.

Lepra
% de Contágio: 15 a 40%
Forma de Contágio: contato direto com um enfemo.
Sintomas: Necrose progressiva do corpo com a aparição de feridas, perca da sensibilidade.
Descrição da Doença: Doença progressiva e sem cura,a morte se dá em 1d6 anos, o personagem perde a cada mês 1 ponto em um atributo escolhido aleatoriamente.

Loucura do sertão
% de Contágio: 10 – 40%
Forma de Contágio: Transmitida através da picada de insetos provenientes das matas das florestas e cerrados de Santa Cruz.
Sintomas:Dor de cabeça, febre, agrssividade, delírios.
Descrição da Doença: O primeiro dia da infeção é marcado por dor de cabeça, febre e inquietação, a partir do segundo dia comessam pequenas crizes de agressividade sem sentido (teste de WILL para resistir), entre o terceiro e o quinto dia a febre aumenta, o personagem passa a sofrer delírios, perde 1d6 PVs por dia e todas a suas ações se tornam difíceis. A partir do sexto dia o personagem cai inconsciente e passa a sofrer 2d6 PVs por dia até morrer por colapso do organismo no sétimo dia. As perícias Medicina [Moderna/Cristã e primeiros socorros] apenas recuperam os pvs mas não curam a doença, que apenas pode ser curada com meios mágicos ou um teste difícil em Medicina [Ervas e Plantas – Remédio]

Peste Bubônica
% de Contágio: 75%
Forma de Contágio: Contato direto com um enfermo, mordida de um rato infectado, pulgas de ratos infectados e em lugares de epidemias, principalmente caravelas e vilas costeiras .
Sintomas: Febre alta, dores abdominais, delírios, aparição de um bolsa negra nas axilas e sobre o colo.
Descrição da Doença: Febre alta durante 1d4-1 dias, aparição da bolsa, dores abdominais e delírios, a bolsa leva 1d6+1 dias para estourar, o personagem possui 45% de chance de morrer. Após a bolsa estourar o personagem vê PVs reduzidos a 0 e recuperará 1 PV por dia. A doença possui a possibilidade de 45% de deixar como sequela a
debilidade física da vítima (perca de 1d4-1 permanentes em FR, CON eAGI).

Pneumonia
% de Contágio: 35%
Forma de Contágio: Contato com um enfermo ou por ter passado por um frio extremo.
Sintomas: Febre alta, tosse seca e constante, dores corporais e dificuldade de respirar .
Descrição da Doença: O personagem sobre 1d4+2 dias de febre intensa e tosse seca e dores corporais, seus PVs são reduzidos à metade, há 35% de chance do personagem entrar em estado de semi-coma por 1d6+3 dias (PVs reduzidas a 1) com 45% de chance de morrer. Não morrendo o personagem recupera 1 pv por dia até se recuperar.

Raiva
% de Contágio: 60%.
Forma de Contágio: Mordida de Animais infectados (principalmente cães, gatos, ratos e morcegos), o animal infectado pode ser reconhecido pela agressividade e intensa salivação.
Sintomas: Modificação progressiva da personalidade, paranóia, crises de agressividade, impossibilidade de beber pela contração dos músculos da garganta.
Descrição da Doença: Durante os dois primeiros dias da infeção o personagem passa a sofrer de febre e dores de cabeça, a partir do segundo dia , passa a sentir aversão a líquidos, vômitos e dificuldades de respiração, perde 2 PVs por dia. Do sexto ao nono dia persistem os sintomas dos primeiros dias somados à convulsões e paralisias seguidas de ataques de furor e salivação, o personagem perde 1d6 PVs por dia, a partir do décimo dia a situação se agrava, entra em profunda paranóia, e sua agressividade aumenta e se volta contra ele e seus companheiros, o personagem deve fazer um teste de WILL difícil para evitar atacar, arranhar ou morde-los, a maior parte de suas ações se torna difícil, perderá 1d6+3 Pvs por dia até que morra por asfixia. A Raiva não pode ser curada por meios mundanos, que quanto muito só aliviam os sintomas (Teste normal nos primeiros dias, difíceis a partir do quinto e impossíveis a partir do décimodia).

Sífilis
% de Contágio: 40%
Forma de Contágio: Relações Sexuais.
Sintomas: pequena ferida indolor nas genitais.
Descrição da Doença: Aparecem pequenas feridas indolores nas genitais da vítima que logo desaparescem, após um mês as feridas reaparecem e surgem chagas pelo corpo da vítima que podem ser curadas com a perícia Medicina através de um teste fácil, após alguns anos a doença ataca o cérebro causando a degeneração progressiva da vítima, que começa agindo de forma exaltada e excêntrica, passando à loucura e degeneração física, que termina por deixa-la paralítica e vegetativa. Não há cura mundana para a sífilis.

Tétano
% de Contágio: 45%
Forma de Contágio: Pelo contato de feridas com terra ou metal enferrujado.
Sintomas: espasmos musculares acompanhados de febre, períodos de semi-coma alternados, com dificuldade respiratória.
Descrição da Doença: Durante 1d6+2 dias o personagem sente extrema febre e espasmos musculares que tornam todas suas ações difíceis, há chances de entrar em um estado de semi-coma por dia, onde seus PVs são reduzidos a 1 (Teste de CON para Resistir), em semi coma há 40% de chance do personagem morrer por parada respiratória. O tétano é chamado de mal dos 7 dias pois é muito difícil sobreviver alem disso. Após o fim do período o personagem recupera 1 PV por dia de repouso absoluto.

Tifo
% de Contágio: 70%.
Forma de Contágio: Transmitida por piolhos encontrados nos enfermos.
Sintomas: Febre alta, feridas pelo corpo, diarreia com hemorragia intestinal, dores abdominais, debilidade e delírios febris.
Descrição da Doença: O personagem fica 1d6+2 dias debilitado (CON, FR e PVs reduzidos à metade) e com intensa febre. Feridas surgem por todo corpo menos o rosto, palmas das mãos e na planta dos pés. Diarréia hemorrágica, dores abdominais, chance de 35% de cair de cama com delírios febris por mais 2d6+1 dias, estagio no qual possui 35% de chance de morrer por dia e , sobrevivendo, ficará com a seqüela da perca de 1d4-1 pontos de força. Sobrevivendo o Personagem  recuperará 1 PV e 1 ponto de FR e CON Por dia. Menos a seqüela (se passou para a segunda fase da doença).

Envelhecimento
A média de vida humana no séc. XVII é de 40, a partir de então a debilidade corporal, a maior suscetibilidade a doenças. A cada ano do personagem acima dos 40, o jogador deve jogar 1 vêz na tabela abaixo e aplicar as penalidades ao personagem. Alem do que, a cada ano que passa ele ganhará um bônus de 2% na tabela (ou seja, um personagem de 45 anos terá de somar 10 ao resultado de  sua jogada).



00 – 40%  Nada Acontece
41 – 50%  - 2 pontos em Destreza
51 – 60%  - 2 pontos em Agilidade
61 – 70%  - 2 pontos em Força
71 – 80%  - 2 pontos em Constituição
81 – 90%  - 2 pontos em Percepção

91 – 95% - 2 pontos em Inteligência

Nenhum comentário:

Postar um comentário