Não
apenas de combates o personagem padece. O novo mundo padece de estranhas enfermidades que colocarão em jogo a vida do
personagem, junto ás velhas epidemias do mundo antigo. A vida é cruel e o
mais destemido guerreiro da sacra igreja
pode ver seus dias resumidos vítima de uma estranha febre adquirida
naquela singela naquela singela expedição nas áreas pantaneiras. O tempo passa
para todos e nos torna mais vulneráveis, o pesar dos anos degenera o corpo e
aumenta nossa probabilidade de adquirir determinada doença, a média de vida no séc.
XVII é de 40 anos, conforme os anos passam seu personagem perceberá que não é
mais tão ágil, forte ou saudável, o quanto era quando jovem. Este é o tema
deste capítulo a saúde do personagem.
Procure
o curandeiro mais próximo, o cientista recluso ou o padre da companhia de
Jesus. A saúde será posta em jogo.
Doenças
Por
toda a história da humanidade as doenças sempre foram a maior causa de mortes
que assolou a humanidade, pensemos nas grandes pestes e epidemias. O Novo Mundo
possui a peculiaridade de mesclar as velhas às novas doenças, em uma sintonia
barroca, que a precária medicina da época não está tão preparada para
enfrentar.
A
descrição das Doenças seguirá a seguinte ordem
(Nome
da Doença)
% de
Contágio: Valor Percentual do personagem ser infectado de acordo que entre
em contato com o meio de infecção.
Forma
de Contágio: Meio de infecção, ambiente ou situação que exige o teste.
Sintomas:
Sintomas da doença.
Descrição
da Doença: Progressão, e regras para a doença.
Chagas
% de
Contágio: 40 - 46%
Forma
de Contágio: Transmitida pela picada de
insetos que vivem nos
campos, serrados, Florestas e
vilas.
Sintomas:
Coceira no local da picada e chagas (feridas) que se espalham pelo
corpo.
Descrição
da Doença: No primeiro dia de convalescência, há intensa coceira no local
da picada, a primeira chaga aparece no segundo dia causando 2 pontos de dano no
persoangem, no terceiro dia a chaga começa a crescer causando mais 3 pontos de
dano, a partir do quarto dia, as chagas passam a crescer e se espalhar pelo
corpo do personagem causando 1d6+1 pontos de dano ao dia e se tornando
contagiosa (40% para quem estiver em contato com o personagem). As perícias Medicina
[Moderna/Cristã e primeiros socorros] apenas recuperam os pvs mas não curam a
doença, que apenas pode ser curada com meios mágicos ou um teste crítico em
Medicina [Ervas e Plantas –Remédio]
Chato
% de
Contágio: 0 a 40%
Forma
de Contágio: Relações Sexuais
Sintomas:
Coceira intensa
Descrição
da Doença: Chato é um parasita que vive nos pelos púbicos da vítima, causando
imensa coceira (teste de WILL para parar de coçar as partes íntimas) e
ardência. Pode ser eliminado retirando-se os pelos púbicos.
Cólera
% de
Contágio: 45%
Forma
de Contágio: Adquirida principalmente em climas quentes, onde haja epidemia, é
contraída consumindo-se comida ou bebida infectada por um doente, ou entrando
em contato com ele.
Sintomas:
Dores abdominais, diarréia, vômito e hipotermia (temperatura
abaixo de 35º).
Descrição
da Doença: Durante o período que o personagem estiver doente, todos os seus
testes se tornam difíceis, a partir do quinto dia o personagem pode entrar em
coma (teste de CON), se em coma possui 25% de chance de morrer.
Doença
do sono
% de
Contágio: 10 – 40 %
Forma
de Contágio: transmitida pela picada de insetos que vivem nos Pântanos de Santa
Cruz.
Sintomas:
Letargia e sonolência.
Descrição
da Doença: No primeiro e segundo dias após o contágio o personagem cai em
estágio de torpor (sonolência) e todas suas ações se tornam difíceis, a partir
do terceiro dia o personagem cai em sono profundo, morrendo no início da
terceira semana após o contágio. O tratamento pode ser feito através de um
teste difícil da perícia Medicina [Ervas e plantas - remédios], ou por meios
mágicos, após o tratamento o personagem estará recuperado em 1 dia.
Febre
do sertão
% de
Contágio: 40 - 60%
Forma
de Contágio: Transmitida pela picada de mosquitos, provenientes das florestas,
Pântanos e cerrados
Sintomas:
Febre intensa, calafrios, desmaios.
Descrição
da Doença: A febre do Sertão é a denominação comum de diversas doenças desconhecidas
que atacam os exploradores do sertão de Santa Cruz. A primeira semana é marcada
por uma febre intensa e ininterrupta, na qual o personagem perde 1d4 PVs por
dia; na segunda semana comessam os calafrios, a febre se intensifica e há a
insidência de desmaios (teste de CON para resistir), todas as ações do
persoangem se tornam difíceis e o dano diário aumenta para 1d4+1 PVs; Na
terceira semana o personagem cai inconsciente e passa a tomar um dano de 1d6
por dia, morrendo no início da quarta semana. Por colapso do organismo, mesmo
que ele esteja com todos os PVs restaurados. As perícias Medicina
[Moderna/Cristã
e
primeiros socorros] apenas recuperam os pvs mas não curam a doença, que apenas
pode ser curada com meios mágicos ou um teste difícil em Medicina [Ervas e
Plantas – Remédio]
Gonorréia
% de
Contágio: 0 a 40%
Forma
de Contágio: Relações Sexuais
Sintomas:
ardência ao urinar e secreções purulentas no pênis (homem), a
doença é a-sintomática nas mulheres.
Descrição
da Doença: A gonorréia não é mortal, contudo aumenta em 10% ao mês a chance
de gerar impotência sexual e esterilidade. Se houver contado do foco de infeção
com os olhos, inicia-se uma profunda infeção oftalmológica, com coceira intensa,
olhos vermelhos, que através de um tratamento
inadequado (falha em um teste de medicina) causará cegueira permanente.
Gripe
% de
Contágio: 60%
Forma
de Contágio: Infeção transmitida pelocontato com pessoas doentes, ou ambiente
em que ela se encontra.
Sintomas:
Febre, coriza (corrimentos nazais), dor corporal, dor de cabeça,
cansaço.
Descrição
da Doença: Doença viródica comum e inofensiva no homem branco, que se utiliza
de remédios e ervas que aliviam o sintomas, estando curados em 1 semana. Porem
devido aos índios não possuírem anticorpos contra esta enfermidade, não apresentam
melhora dos sintomas, perdem 1d6 PVs por dia até a morte consequente em 1
semana. Não exite cura mundana para a doença.
Herpes
Genital
% de
Contágio: 0 a 40%
Forma
de Contágio: Relações Sexuais
Sintomas:
pequenas bolhas dolorosas que se formam nos genitais.
Descrição
da Doença: Não é grave, mas sim dolorosa e possui um chance de 40% de gerar deformações
nos futuros filhos do personagem.
Lepra
% de
Contágio: 15 a 40%
Forma
de Contágio: contato direto com um enfemo.
Sintomas:
Necrose progressiva do corpo com a aparição de feridas, perca da
sensibilidade.
Descrição
da Doença: Doença progressiva e sem cura,a morte se dá em 1d6 anos, o
personagem perde a cada mês 1 ponto em um atributo escolhido aleatoriamente.
Loucura
do sertão
% de
Contágio: 10 – 40%
Forma
de Contágio: Transmitida através da picada de insetos provenientes das matas
das florestas e cerrados de Santa Cruz.
Sintomas:Dor
de cabeça, febre, agrssividade, delírios.
Descrição
da Doença: O primeiro dia da infeção é marcado por dor de cabeça, febre e
inquietação, a partir do segundo dia comessam pequenas crizes de agressividade
sem sentido (teste de WILL para resistir), entre o terceiro e o quinto dia a
febre aumenta, o personagem passa a sofrer delírios, perde 1d6 PVs por dia e
todas a suas ações se tornam difíceis. A partir do sexto dia o personagem cai
inconsciente e passa a sofrer 2d6 PVs por dia até morrer por colapso do
organismo no sétimo dia. As perícias Medicina [Moderna/Cristã e primeiros socorros]
apenas recuperam os pvs mas não curam a doença, que apenas pode ser curada com
meios mágicos ou um teste difícil em Medicina [Ervas e Plantas – Remédio]
Peste
Bubônica
% de
Contágio: 75%
Forma
de Contágio: Contato direto com um enfermo, mordida de um rato infectado,
pulgas de ratos infectados e em lugares de epidemias, principalmente caravelas
e vilas costeiras .
Sintomas:
Febre alta, dores abdominais, delírios, aparição de um bolsa negra
nas axilas e sobre o colo.
Descrição
da Doença: Febre alta durante 1d4-1 dias, aparição da bolsa, dores abdominais
e delírios, a bolsa leva 1d6+1 dias para estourar, o personagem possui 45% de
chance de morrer. Após a bolsa estourar o personagem vê PVs reduzidos a 0 e recuperará
1 PV por dia. A doença possui a possibilidade de 45% de deixar como sequela a
debilidade física da
vítima (perca de 1d4-1 permanentes em FR, CON eAGI).
Pneumonia
% de
Contágio: 35%
Forma
de Contágio: Contato com um enfermo ou por ter passado por um frio extremo.
Sintomas:
Febre alta, tosse seca e constante, dores corporais e dificuldade
de respirar .
Descrição
da Doença: O personagem sobre 1d4+2 dias de febre intensa e tosse seca e
dores corporais, seus PVs são reduzidos à metade, há 35% de chance do
personagem entrar em estado de semi-coma por 1d6+3 dias (PVs reduzidas a 1) com
45% de chance de morrer. Não morrendo o personagem recupera 1 pv por dia até se
recuperar.
Raiva
% de
Contágio: 60%.
Forma
de Contágio: Mordida de Animais infectados (principalmente cães, gatos, ratos e
morcegos), o animal infectado pode ser reconhecido pela agressividade e intensa
salivação.
Sintomas:
Modificação progressiva da personalidade, paranóia, crises de
agressividade, impossibilidade de beber pela contração dos músculos da
garganta.
Descrição
da Doença: Durante os dois primeiros dias da infeção o personagem passa a
sofrer de febre e dores de cabeça, a partir do segundo dia , passa a sentir
aversão a líquidos, vômitos e dificuldades de respiração, perde 2 PVs por dia. Do
sexto ao nono dia persistem os sintomas dos primeiros dias somados à convulsões
e paralisias seguidas de ataques de furor e salivação, o personagem perde 1d6
PVs por dia, a partir do décimo dia a situação se agrava, entra em profunda paranóia,
e sua agressividade aumenta e se volta contra ele e seus companheiros, o
personagem deve fazer um teste de WILL difícil para evitar atacar, arranhar ou
morde-los, a maior parte de suas ações se torna difícil, perderá 1d6+3 Pvs por
dia até que morra por asfixia. A Raiva não pode ser curada por meios mundanos,
que quanto muito só aliviam os sintomas (Teste normal nos primeiros dias,
difíceis a partir do quinto e impossíveis a partir do décimodia).
Sífilis
% de
Contágio: 40%
Forma
de Contágio: Relações Sexuais.
Sintomas:
pequena ferida indolor nas genitais.
Descrição
da Doença: Aparecem pequenas feridas indolores nas genitais da vítima que
logo desaparescem, após um mês as feridas reaparecem e surgem chagas pelo corpo
da vítima que podem ser curadas com a perícia Medicina através de um teste fácil,
após alguns anos a doença ataca o cérebro causando a degeneração progressiva da
vítima, que começa agindo de forma exaltada e excêntrica, passando à loucura e
degeneração física, que termina por deixa-la paralítica e vegetativa. Não há cura
mundana para a sífilis.
Tétano
% de
Contágio: 45%
Forma
de Contágio: Pelo contato de feridas com terra ou metal enferrujado.
Sintomas:
espasmos musculares acompanhados de febre, períodos de semi-coma
alternados, com dificuldade respiratória.
Descrição
da Doença: Durante 1d6+2 dias o personagem sente extrema febre e espasmos musculares
que tornam todas suas ações difíceis, há chances de entrar em um estado de
semi-coma por dia, onde seus PVs são reduzidos a 1 (Teste de CON para
Resistir), em semi coma há 40% de chance do personagem morrer por parada respiratória.
O tétano é chamado de mal dos 7 dias pois é muito difícil sobreviver alem
disso. Após o fim do período o personagem recupera 1 PV por dia de repouso
absoluto.
Tifo
% de
Contágio: 70%.
Forma
de Contágio: Transmitida por piolhos encontrados nos enfermos.
Sintomas:
Febre alta, feridas pelo corpo, diarreia com hemorragia
intestinal, dores abdominais, debilidade e delírios febris.
Descrição
da Doença: O personagem fica 1d6+2 dias debilitado (CON, FR e PVs reduzidos à
metade) e com intensa febre. Feridas surgem por todo corpo menos o rosto,
palmas das mãos e na planta dos pés. Diarréia hemorrágica, dores abdominais,
chance de 35% de cair de cama com delírios febris por mais 2d6+1 dias, estagio
no qual possui 35% de chance de morrer por dia e , sobrevivendo, ficará com a
seqüela da perca de 1d4-1 pontos de força. Sobrevivendo o Personagem recuperará 1 PV e 1 ponto de FR e CON Por
dia. Menos a seqüela (se passou para a segunda fase da doença).
Envelhecimento
A
média de vida humana no séc. XVII é de 40, a partir de então a debilidade
corporal, a maior suscetibilidade a doenças. A cada ano do personagem acima dos
40, o jogador deve jogar 1 vêz na tabela abaixo e aplicar as penalidades ao personagem.
Alem do que, a cada ano que passa ele ganhará um bônus de 2% na tabela (ou
seja, um personagem de 45 anos terá de somar 10 ao resultado de sua jogada).
00 – 40% Nada Acontece
41 – 50% - 2 pontos em Destreza
51 – 60% - 2 pontos em Agilidade
61 – 70% - 2 pontos em Força
71 – 80% - 2 pontos em Constituição
81 – 90% - 2 pontos em Percepção
91 – 95% - 2 pontos
em Inteligência
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