O homem barroco
vive a dicotomia entre a fé e a Razão, entre a salvação e a perdição. O mundo
está fora dos eixos e talvés o caminho da sabedoria encontraria-se no coração
de um louco. No Séc.XVII os primeiros manicômios estão sendo construídos na
Europa, exploradores caem em meio à selva devido à crises de loucura. Santa
cruz é um mundo de luz e sombras, um mundo de extremos e tenções, um mundo onde
o equilíbrio mental é como um cristal pronto a se quebrar e faltam recursos
para juntar os cacos. Loucos são ainda tratados como possuídos e queimados na
fogueira, mas talvez a loucura seja o preço a se pagar pelo poder e a riqueza.
Teste
de Loucura
Um teste de
loucura é um teste de WILL realizado toda vez que o personagem estiver exposto
a situações traumáticas (Violência, Abuso, impotência ou o contato com coisas
que contrariam a lógica da razão humana). O grau de dificuldade do teste varia
de acordo com a situação de loucura.
Violência:
Ver um amigo
sendo atacado em uma briga (Fácil), Ser torturado por uma semana por
inquisitores (difícil).
Sobrenatural:
Presenciar um
ritual mágico (Fácil), com sacrifícios, defecações, exposição de cadáveres
(Difícil), ver a chegada de um Deus Monstro (Crítico).
Impotência:
Presenciar a o
adultério de sua esposa (Fácil), Presenciar o estupro e assassinato de sua
esposa (Difícil), Ser amarrado castrado e violado enquanto assiste o estupro assassinato
e esquartejamento de sua esposa (Crítico).
Solidão:
Passar uma
semana na solitária (Fácil), Passar um ano em uma ilha deserta (Difícil).
Corrupção:
Deixar sua filha
doente em casa e ir jogar e beber com sua esposa pedindo para ficar (Fácil),
assassinar sua filha em um ritual profano (Difícil).
Resultado
do Teste
Sucesso:
O personagem
consegue manter a razão e o discernimento durante a ação.
Falha:
O personagem
entra em um estado beirando uma crise nervosa marcado por raiva, medo, paranoia
e histeria. Todos seus testes se tornam Difíceis por 1d10x10 minutos e outra
falha neste período gera uma crise, o personagem adquire um aprimoramento negativo.
Falha
Crítica: O
personagem sofre um crise por 3d6 rodadas (O jogador perde neste período o
controle sibre o personagem e os efeitos ficam ao encargo do mestre) e adquire
um aprimoramento negativo.
Crises
nervosas
Existem três
formas de crises nervosas de acordo com a situação em que o personagem se
encontra.
Paralisia:
O Personagem
fica paralisado e incapaz de realizar qualquer ação,mesmo se defender.
Pânico:
O personagem
tenta fugir de qualquer maneira, ignorando todos os riscos que estejam no
caminho.
Raiva:
O personagem
atacará tudo que estiver ao seu redor em um ímpeto destrutivo utilizando
objetos, armas ou os próprios punhos.
Os aprimoramentos
negativos que o personagem adquire durante uma crise devem ser escolhidos de
acordo com a dificuldade do teste. Testes Fáceis não geram aprimoramentos
negativos, testes Normais geram aprimoramentos -1, Testes difíceis -2 e testes
Críticos -3.
Loucura
em Santa Cruz
Quase todas as
Criaturas de Santa Cruz possuem uma constituição de uma forma que a mente
humana não pode conceber. Para tanto a simples visão de uma dessas criaturas
necessita de Testes de Sanidade. O nível de dificuldade do Teste depende da
criatura. A Tabela Abaixo pretende dar conta de todas as criaturas descritas
neste volume.
Testes Fáceis
(Valor de Teste x 2)
Curupiras
Bolaros
Frores do mato
Cuaraji-Yaras
Caiporas
Curê-Rus
Testes Normais
(Valor de Teste)
Lobisomens
Vampiros
AMAZONAS
AHORES
GUARIBAS
Kupendiepes
Andiras
Anhangá
NI-GUARÁ
Pomberos
Sacis
Yaras
Jacaré-Açus
Jaguar
Imps
Sernezs
Testes Difíceis
(Valor de Teste /2)
Aparições
Bergahazzas:
Daemons
Demônios Generáis
Touro Nregro
Jurupari
Kurupis
Loisons
Mboitatás
Mboiunas
IGPUPIARAS
Cães da meia noite
Cumacangas
Descabezados
Anjos
Anjos Caídos
Mortos Vivos
Mulas Sem Cabeça
Testes Críticos
(Valor de teste /4)
Besta de
Bolgardan:
Lamazuus
Deuses amerídios
Muito massa Brother!!!
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