terça-feira, 29 de outubro de 2013

Loucura


O homem barroco vive a dicotomia entre a fé e a Razão, entre a salvação e a perdição. O mundo está fora dos eixos e talvés o caminho da sabedoria encontraria-se no coração de um louco. No Séc.XVII os primeiros manicômios estão sendo construídos na Europa, exploradores caem em meio à selva devido à crises de loucura. Santa cruz é um mundo de luz e sombras, um mundo de extremos e tenções, um mundo onde o equilíbrio mental é como um cristal pronto a se quebrar e faltam recursos para juntar os cacos. Loucos são ainda tratados como possuídos e queimados na fogueira, mas talvez a loucura seja o preço a se pagar pelo poder e a riqueza.

Teste de Loucura

Um teste de loucura é um teste de WILL realizado toda vez que o personagem estiver exposto a situações traumáticas (Violência, Abuso, impotência ou o contato com coisas que contrariam a lógica da razão humana). O grau de dificuldade do teste varia de acordo com a situação de loucura.

Violência: Ver um amigo sendo atacado em uma briga (Fácil), Ser torturado por uma semana por inquisitores (difícil).
Sobrenatural: Presenciar um ritual mágico (Fácil), com sacrifícios, defecações, exposição de cadáveres (Difícil), ver a chegada de um Deus Monstro (Crítico).
Impotência: Presenciar a o adultério de sua esposa (Fácil),  Presenciar o estupro e assassinato de sua esposa (Difícil), Ser amarrado castrado e violado enquanto assiste o estupro assassinato e esquartejamento de sua esposa (Crítico).
Solidão: Passar uma semana na solitária (Fácil), Passar um ano em uma ilha deserta (Difícil).
Corrupção: Deixar sua filha doente em casa e ir jogar e beber com sua esposa pedindo para ficar (Fácil), assassinar sua filha em um ritual profano (Difícil).

Resultado do Teste

Sucesso: O personagem consegue manter a razão e o discernimento durante a ação.
Falha: O personagem entra em um estado beirando uma crise nervosa marcado por raiva, medo, paranoia e histeria. Todos seus testes se tornam Difíceis por 1d10x10 minutos e outra falha neste período gera uma crise, o personagem adquire um aprimoramento negativo.
Falha Crítica: O personagem sofre um crise por 3d6 rodadas (O jogador perde neste período o controle sibre o personagem e os efeitos ficam ao encargo do mestre) e adquire um aprimoramento negativo.

Crises nervosas
Existem três formas de crises nervosas de acordo com a situação em que o personagem se encontra.

Paralisia: O Personagem fica paralisado e incapaz de realizar qualquer ação,mesmo se defender.
Pânico: O personagem tenta fugir de qualquer maneira, ignorando todos os riscos que estejam no caminho.
Raiva: O personagem atacará tudo que estiver ao seu redor em um ímpeto destrutivo utilizando objetos, armas ou os próprios punhos.


Os aprimoramentos negativos que o personagem adquire durante uma crise devem ser escolhidos de acordo com a dificuldade do teste. Testes Fáceis não geram aprimoramentos negativos, testes Normais geram aprimoramentos -1, Testes difíceis -2 e testes Críticos -3.

Loucura em Santa Cruz

Quase todas as Criaturas de Santa Cruz possuem uma constituição de uma forma que a mente humana não pode conceber. Para tanto a simples visão de uma dessas criaturas necessita de Testes de Sanidade. O nível de dificuldade do Teste depende da criatura. A Tabela Abaixo pretende dar conta de todas as criaturas descritas neste volume.


Testes Fáceis (Valor de Teste x 2)

Curupiras
Bolaros
Frores do mato
Cuaraji-Yaras
Caiporas
Curê-Rus



Testes Normais (Valor de Teste)

Lobisomens
Vampiros
AMAZONAS
AHORES
GUARIBAS
Kupendiepes
Andiras
Anhangá
NI-GUARÁ
Pomberos
Sacis
Yaras
Jacaré-Açus
Jaguar
Imps
Sernezs

Testes Difíceis (Valor de Teste /2)

Aparições
Bergahazzas:
Daemons
Demônios Generáis
Touro Nregro
Jurupari
Kurupis
Loisons
Mboitatás
Mboiunas
IGPUPIARAS
Cães da meia noite
Cumacangas
Descabezados
Anjos
Anjos Caídos
Mortos Vivos
Mulas Sem Cabeça

 Testes Críticos (Valor de teste /4)

Besta de Bolgardan: 
Lamazuus

Deuses amerídios

Um comentário: