quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Nações negras

 Nação fon


 Nativa da Região do sul de Benin e do Togo, a Nação Fon traça suas origens entre os Adjá.Fundaram o Grande Reino de Daomé . Sua origem perde-se no tempo, mas conta a lenda que na cidade-reino adjá de Tadô, uma filha solteira do rei,ao dirigir-se à floresta sozinha para realizar uma tarefa encontrou-se com um leopardo encantado. Ao retornar à cidade, descobriu-se grávida e a paternidade da criança foi atribuída ao leopardo.Como entre os adjá o sangue da mãe também enobrece, esse filho do leopardo, kpòvi e seus descendentes constituíram-se em uma nova linhagem real. Entretanto, o filho do leopardo ficou sendo conhecido na posteridade pelo cognome de Agassu, o bastardo, e seus descendentes por isso sempre eram preteridos no sistema sucessório de Adjá-Tadô, ainda que herdassem a bravura eousadia de seu ancestral animal. Desenvolveram osritos religiosos conhecidos como Vodun (vudu ou vodoo), que permitem a relação com espíritos ancestrais, e adquiriram com o tempo uma profunda ligação com a morte.

Nação Yorubah



Os Yorubás viviam na região referente ao Congo,onde fundaram a grande Nação Nagô , possuíam como religião o culto aos deuses da natureza(orixás) e aos espíritos de seus ancestrais (Eguns). Na disputa  territorial pela região centro africana,entraram em guerra com o Império de Daomé, que invadiu as terras da nação Nagô. Pejorativamente passaram a chamar os Fons de Jejês (Djedje) palavra que significa extrangeiro e inimigo. Emmeio ao conflito entre Fons e Yorubás, o Imperialismo Lusitano deixou uma marca negra na África. As Duas Tribos tinham por hábito escravizar os sobreviventes dos combates, adotando-os à sua tribo. As Caravelas portuguesas ancoravam na costa africana, onde estabeleciam postos de troca,Trocando, espelhos, roupas, aguardente, por ouro,diamante, marfin, peles e escravos. A negociação Bilateral dos portugueses entre fons e yorubás,aliado à guerra territorial das tribos, acabaram por gerar uma fonte infinita de escravos a serem vendidos na América, e o profundo esvaziamento populacional do continente negro.

Malês


A expansão da Jihad, deixou outro legado ao continente negro, ao Norte e Leste do continente, os negros Mouros, convertidos ao Islamismo,aprenderam a ler e escrever, adquiriram a cultura àrabe e foram chamados pelos Yorubás de imale(Malês), Os maleses escravizados, em grande parte possuíam mais conhecimentos que seus novosdonos, e tiveram de conviver, como inferiores aos cristãos bárbaros e infiéis nas senzalas (onde Yorubás, fons e Maleses tiveram de conviver lado a lado).

Escravidão


Arrastado do continente negro, ou nascido já na senzala, o negro pode Ter diversas relações com escravidão; Se Fugitivo se torna um pária, alguém que não deve deixar rastros, que viverá sempre fugindo e mudando de nome e de cidade, se rebelde,sofrerá duros castigos na casa grande e mesmo liberto, deverá conviver com o fado de sua raça, como preconceito, sem conseguir lugar na sociedade a qual quer fazer parte, muitas vezes se aventurando-se pelo sertão de santa cruz em busca de riquezas e prestígio, em outras continuando como empregado do senhor.

 Quilombos


A luta contra a escravidão levou os escravos negrosnas senzalas à busca da criação de um novo lar. Asimulação de dança permitiu que desenvolvessemuma forma mortal de combate desarmado, sob osolhos dos senhores e capatazes. O sincretismo permitiu que os antigos deuses continuassem a ser cultuados e lançassem maldições terríveis sobre ohomem branco, e eles fugiram, para o interior daTerra de santa cruz, onde fundaram aldeias, natentativa de reproduzir a vida no continente negro,estes foram os Quilombos, dentre os quais o maior foi o de Palmares, que resistiu ao ataque das bandeiras de contrato por mais de 9 anos sob aliderança de um lider misterioso chamado deZumbí

Nenhum comentário:

Postar um comentário