domingo, 6 de julho de 2014

Aventuras Fantásticas - Isso sim é old School


Escrito em 1984 pelo tio Steve (não é o mesmo do Gurps) Jackson e Ian Livingstone. Aventuras Fantásticas não é apenas uma coleção de aventuras solo, mas um sistema completo de RPG, com todo um bestíário e um mundo de campanhas, que com sua edição da Marquês de Saraiva disputa o título entre os primeiros RPGs publicados no Brasil.


O sistema de regras de "Aventuras Fantásticas" e suas versões avançadas que aparecem em Dungeoneer e Blacksand (livros que também servem de iniciação ao mudo de Allansia e apresentam classes, raças, magia e habilidades especiais, além de aventuras prontas) é muito simples e o mesmo utilizado nos livros jogos com seus 3 atributos (Energia, Habilidade e Sorte) testes com d6, uma das mais simples formas de criação de personagens, um jogo para se abrir e jogar. Hoje o modelo de aventuras pode parecer simplório, normalmente um objetivo que leva à exploração de uma dungeon, cadeia de montanhas, etc. mas dane-se é divertido, além de que estas preciosidades possuem dicas de se fazer mapas, montar aventuras, mestrar, coisas que se perdeu a muito tempo no mundo dos RPGs.


O RPG Aventura fantásticas ainda contava com com um módulo descrevendo o seu mundo de campanha Titan, com seus continentes de Allansia, O mundo antigo, Khul - o continente negro e o céu de Titan com toda a história e os povos que habitam este mundo.


Como cereja do bolo, ainda foi publicado um bestiário 100% ilustrado com a descrição e estatísticas de 250 montros, as ilustrações são um tanto quanto sombrias, e lembram as belas e velhas edições da Espada Selvagem de Conan.


Agora, se você não conhece essa série, fuce atrás destes materiais, é um ótimo material, não só para jogar "Aventuras fantásticas", mas para aprender a fazer aventuras, mestrar e jogar em qualquer jogo de Fantasia. Aventuras Fantásticas foi a verdadeira escola de grande parte de uma geração de mestres e jogadores e continua sendo uma das melhores referências para se aprender a jogar. E talvez uma dica para aos novos escritores que o fato do material ser para iniciantes não significa que ele deva ser simplório ou bobo, a formação de mestres e jogadores é uma tarefa importante e eles merecem um material de qualidade, como foi o velho aventuras fantásticas, muito mais simples e completo que a caixa básica do D&D, o Dragon Quest e o First Quest juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário