Narrativa
Simples predeterminada
Um
jogador, chamado “Senhor do destino” cria uma aventura linear, ou um sistema de
intrigas e ocupa a posição de enquadrar os personagens, propor cenas, conduzir
a narrativa e levar os personagens a superar obstáculos ou decifrar mistérios
que ele planejou.
Narrativa
simples intuitiva
É
composta linearmente por meio de um jogador chamado de senhor do destino. Mas aqui ele conduzirá as cenas juntando o
significado da interpretação de uma carte de Tarot a cada casa da narrativa.
1
cena- O mundo humano, onde estavam os personagens e o que faziam antes de
iniciar a aventura.
2
cena- O chamado da aventura – O mundo está fora dos eixos, perturbações,
imprevistos, tragédias que não podem ser superadas se instauram sobre o
personagem.
3
cena- recusa do chamado – Como os
personagens fogem ou escapam do problema apresentado na etapa anterior. A
chance de fuga.
4
cena – encontro com o mentor – Um mentor, uma descoberta, um segredo, aparece
para ajudar os personagens a superarem o desafio.
5
cena – o chamado da aventura – Os personagens abandonam sua vida rotineira e
começam a agir , tramar, procurar pistas para superar o desafio
6
cena- Teste, aliados e inimigos – Os personagens se envolvem em conflitos,
conhecem aqueles que estão com eles e os que estão contra eles.
7
cena- Aproximação da caverna obscura – O inimigo, as forças com as quais os
personagens lutam, as adversidades se tornam mais fortes.
8
cena- Aliados – Os personagens buscam alianças, aliados e estratégias para o
confronto final.
9cena-
Provação -Os personagens se chocam com seus medos, limitações suas falhas e
devem enfrentar a si próprios.
10
cena – Recompensa – Os personagens reconhecem suas possibilidades, suas
habilidades acima do humano médio após enfrentarem suas limitações, sabem que
só eles podem resolver o grande
problema.
11
cena- Recusa do retorno – Aparentemente não há mais risco, mas algo impede os
personagens de abandonarem a jornada.
12
cena – luta mágica – Uma força maior do que a que os personagens se defrontaram
ameaça imergir e destruir tudo que foi conquistado.
13
cena – estrada de volta -Os personagens
devem buscar alianças, fugir de perseguições e buscar uma forma de voltar à
ativa.
14
cena- ressurreição e retorno – Os personagens se defrontam com as forças finais
com as quais lutam e devem utilizar todo conhecimento acumulado para
supera-las, se transformando nesse processo.
15
cena- conquista da liberdade- O jogador
que sobrou ou o senhor do destino conta como termina a saga.
Narrativa
compartilhada
Como
o modelo anterior, mas todos são jogadores e controlam seus personagens, o
papel do senhor do destino oscila a cada rodada em sentido horário, caso um
jogador deseje tomar a vez de outro devem resolver isso por meio de uma disputa.
Todos os jogadores, antes do início da partida sacam 5 cartas e toda vez que
quiserem coordenar uma cena escolhem uma carta e deixam virada, ao desvirarem a
carta o com a maior carta (seguindo de A, 1, 2,3,4,5,6,7,8,9,10, J, Q, K e com
os naipes Ouros, Espadas, Copas e Paus) torna-se o senhor do destino naquela
cena.
Possíveis interpretações das cartas
0
– O Louco: Indeterminação, inexperiência, ingenuidade, busca de experiências,
extravagância, delírio, busca de aventuras.
1
– O Mago: O princípio, A criação, A determinação, o poder de influenciar os
outros, força de vontade, força criadora, autoconfiança, tendência a subestimar
os inimigos, o Ego.
2
– A Grande Sacerdotisa: O conhecimento oculto, os mistérios, clandestinidade,
intuições, poderes secretos, segredos inconfessáveis.
3
– A imperatriz: Criatividade, vida, nascimento, prosperidade, dúvida,
movimento.
4
– O Imperador: O Poder, a estabilidade, autoridade, força de influenciar
pessoas, dinheiro, disciplina, voz de comando.
5
– O hierofante: Ajuda e aprisionamento espiritual, aliança, conciliação,
inspiração, bondade.
6-
Os apaixonados: Amor, beleza, atração sucesso.
7
– A carruagem: Coragem, vitória, aventuras, vingança, guerra.
8
– A força: Poder, energia, vigor.
9
– O Eremita: Precaução, isolamento, dissimulação, trapaça, planos secretos.
10
– A Roda da Fortuna: Sucesso e desgraça, Fartura e miséria, ventura e aventura
mudando em movimentos rápidos e aleatórios de sorte e azar.
11
- A justiça: Equilíbrio, dosagem, julgamento honesto.
12
– O enforcado: Sofrimento, privação, sabedoria, profecias.
13
– A Morte: Morte, fim, destruição, renascimento, renovação.
14-
A temperança: Justa medida, recuperação, cura, novo caminho.
15-
O diabo: Tentações, sedução, violência, Frenesi, desejo acima de tudo, falta de
escrúpulos.
16
– A torre: A reviravolta do destino, o abalo, a perda, adversidades, perda de
posição, convulsões rápidas e movimentos catastróficos.
17
– A Estrela: A luz, esperança, clareza, juventude, beleza.
18
– A Lua: Perigos ocultos, o subconsciente, previsões, intuições, conspirações
secretas, pressentimentos, forças ocultas.
19
– O Sol: Vitória, sucesso, esplendor, vitalidade.
20
– O julgamento Final: Cura, libertação, renovação total.
21-
O Mundo: sucesso, recompensa, obter mais do que se esperou, plenitude.
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