terça-feira, 21 de outubro de 2014

Métodos narrativos em Jogo do Destino

MÉTODOS NARRATIVOS


 




Narrativa Simples predeterminada

Um jogador, chamado “Senhor do destino” cria uma aventura linear, ou um sistema de intrigas e ocupa a posição de enquadrar os personagens, propor cenas, conduzir a narrativa e levar os personagens a superar obstáculos ou decifrar mistérios que ele planejou.

Narrativa simples intuitiva

É composta linearmente por meio de um jogador chamado de senhor do destino.  Mas aqui ele conduzirá as cenas juntando o significado da interpretação de uma carte de Tarot a cada casa da narrativa.

1 cena- O mundo humano, onde estavam os personagens e o que faziam antes de iniciar a aventura.
2 cena- O chamado da aventura – O mundo está fora dos eixos, perturbações, imprevistos, tragédias que não podem ser superadas se instauram sobre o personagem.
3 cena- recusa do chamado  – Como os personagens fogem ou escapam do problema apresentado na etapa anterior. A chance de fuga.
4 cena – encontro com o mentor – Um mentor, uma descoberta, um segredo, aparece para ajudar os personagens a superarem o desafio.
5 cena – o chamado da aventura – Os personagens abandonam sua vida rotineira e começam a agir , tramar, procurar pistas para superar o desafio
6 cena- Teste, aliados e inimigos – Os personagens se envolvem em conflitos, conhecem aqueles que estão com eles e os que estão contra eles.
7 cena- Aproximação da caverna obscura – O inimigo, as forças com as quais os personagens lutam, as adversidades se tornam mais fortes.
8 cena- Aliados – Os personagens buscam alianças, aliados e estratégias para o confronto final.
9cena- Provação -Os personagens se chocam com seus medos, limitações suas falhas e devem enfrentar a si próprios.
10 cena – Recompensa – Os personagens reconhecem suas possibilidades, suas habilidades acima do humano médio após enfrentarem suas limitações, sabem que só eles  podem resolver o grande problema.
11 cena- Recusa do retorno – Aparentemente não há mais risco, mas algo impede os personagens de abandonarem a jornada.
12 cena – luta mágica – Uma força maior do que a que os personagens se defrontaram ameaça imergir e destruir tudo que foi conquistado.
13 cena –  estrada de volta -Os personagens devem buscar alianças, fugir de perseguições e buscar uma forma de voltar à ativa.
14 cena- ressurreição e retorno – Os personagens se defrontam com as forças finais com as quais lutam e devem utilizar todo conhecimento acumulado para supera-las, se transformando nesse processo.
15 cena- conquista da liberdade-  O jogador que sobrou ou o senhor do destino conta como termina a saga.



Narrativa compartilhada


Como o modelo anterior, mas todos são jogadores e controlam seus personagens, o papel do senhor do destino oscila a cada rodada em sentido horário, caso um jogador deseje tomar a vez de outro devem resolver isso por meio de uma disputa. Todos os jogadores, antes do início da partida sacam 5 cartas e toda vez que quiserem coordenar uma cena escolhem uma carta e deixam virada, ao desvirarem a carta o com a maior carta (seguindo de A, 1, 2,3,4,5,6,7,8,9,10, J, Q, K e com os naipes Ouros, Espadas, Copas e Paus) torna-se o senhor do destino naquela cena.

Possíveis interpretações das cartas

0 – O Louco: Indeterminação, inexperiência, ingenuidade, busca de experiências, extravagância, delírio, busca de aventuras.
1 – O Mago: O princípio, A criação, A determinação, o poder de influenciar os outros, força de vontade, força criadora, autoconfiança, tendência a subestimar os inimigos, o Ego.
2 – A Grande Sacerdotisa: O conhecimento oculto, os mistérios, clandestinidade, intuições, poderes secretos, segredos inconfessáveis.
3 – A imperatriz: Criatividade, vida, nascimento, prosperidade, dúvida, movimento.
4 – O Imperador: O Poder, a estabilidade, autoridade, força de influenciar pessoas, dinheiro, disciplina, voz de comando.
5 – O hierofante: Ajuda e aprisionamento espiritual, aliança, conciliação, inspiração, bondade.
6- Os apaixonados: Amor, beleza, atração sucesso.
7 – A carruagem: Coragem, vitória, aventuras, vingança, guerra.
8 – A força: Poder, energia, vigor.
9 – O Eremita: Precaução, isolamento, dissimulação, trapaça, planos secretos.
10 – A Roda da Fortuna: Sucesso e desgraça, Fartura e miséria, ventura e aventura mudando em movimentos rápidos e aleatórios de sorte e azar.
11 - A justiça: Equilíbrio, dosagem, julgamento honesto.
12 – O enforcado: Sofrimento, privação, sabedoria, profecias.
13 – A Morte: Morte, fim, destruição, renascimento, renovação.
14- A temperança: Justa medida, recuperação, cura, novo caminho.
15- O diabo: Tentações, sedução, violência, Frenesi, desejo acima de tudo, falta de escrúpulos.
16 – A torre: A reviravolta do destino, o abalo, a perda, adversidades, perda de posição, convulsões rápidas e movimentos catastróficos.
17 – A Estrela: A luz, esperança, clareza, juventude, beleza.
18 – A Lua: Perigos ocultos, o subconsciente, previsões, intuições, conspirações secretas, pressentimentos, forças ocultas.
19 – O Sol: Vitória, sucesso, esplendor, vitalidade.
20 – O julgamento Final: Cura, libertação, renovação total.
21- O Mundo: sucesso, recompensa, obter mais do que se esperou, plenitude. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário