quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Dante - Era do Caos



A matéria deste mês sobre as opções de entretenimento noturnas da nossa cidade tem como destaque a recém-aberta casa noturna “Dante”. Apesar do seu pouco tempo de funcionamento, o sucesso da Dante já a coloca como referência para a noite carioca.

Mas, por que tanto sucesso? O principal motivo pode estar na ousadia da proposta de marketing de Luiz Manhães, o proprietário da Dante de criar uma casa noturna com três ambientes. Com a palavra, Luiz Manhães:

R: Como surgiu a idéia do Dante?

LM: “Eu sou um amante da vida noturna desde a minha adolescência. Sempre gostei de estar cercado de pessoas e me divertir curtindo a noite. Nestes anos eu aprendi muito sobre as pessoas e percebi que havia uma necessidade insatisfeita no Rio de Janeiro. Esta cidade abriga várias tribos urbanas, mas também é um local de fusão de várias culturas e raças. Foi quando tive a idéia de fazer uma casa noturna que atendesse a três públicos. A casa tem três andares, cada um deles com um ambiente distinto. Os três ambientes tem entradas separadas, mas o Dante também tem uma entrada principal que leva um grande bar de onde se pode ter acesso aos três níveis. Tribos separadas, mas com a possibilidade de fusão.”

R: Como são os ambientes ?

LM: No primeiro andar temos um ambiente com decoração moderna e elegante, bem clean. As luzes são suaves e o atendimento é bem refinado. A música ambiente é jazz, bossa-nova ou até clássica. Um varandão com teto de vidro completa o clima. É o único local em que além do bar temos garçons servindo. Este ambiente é o Paraíso.
No térreo temos o bar principal que é bem neutro e tem escadas que dão acesso ao primeiro andar e ao porão. Nos fundos do térreo, mas também com acesso por uma entrada separada, temos o segundo ambiente: Purgatório. Aqui o ambiente é bem psicodélico e dançante. Tocamos muito techno e dance. Estamos pensando em criar dias alternados com música baiana e música latina.
No porão temos um ambiente com decoração agressiva e pesada. Tijolo aparente, móveis de metal, pôsteres, luz vermelha e piscante, este tipo de coisa. O som é heavy metal, trash, rap e funk. Este ambiente é o Inferno.

R: Porque se basear nestes conceitos para criar a casa noturna.

LM: No Rio sempre se usou muito o termo “inferninho”. Um amigo meu dizia que quando ia a um bar calmo para ouvir jazz que ele estava no Paraiso. Uma vez eu li uma entrevista em que um fã de techno declarou que um show de música baiana era o que mais perto ele poderia imaginar do inferno. Essa diversidade toda me atraiu, um local em que o inferno de um é o paraíso de outro. Provavelmente um fã de heavy metal preferiria se divertir no Inferno do Dante do que passar uma noite no “Paraíso”. Com esta idéia na cabeça o nome Dante foi uma consequência natural.

R: Com três entradas separadas não fica difícil cuidar da segurança?

LM: Um pouco. Mas eu tenho um chefe de segurança muito eficiente, o Santiago. Ele montou uma boa equipe e eu confio nele plenamente. Além disso, temos sistema de câmera interna e detectores de metal na portaria. A Elisa, minha hostess, coordena a entrada de pessoal e toda a equipe garantindo que tudo corra bem. A minha equipe, modéstia a parte, é ótima.

R: Você esperava esse sucesso todo? Dizem que várias pessoas venderiam a alma para entrar na Dante quando ela está lotada.

LM: É você quem está dizendo isso. (risos) Na verdade, eu sabia que tinha uma boa idéia, mas não sabia se ia dar certo. Da última vez que tentei um empreendimento de grande escala lutando por aquilo que acreditava, eu acabei brigando com meu pai e perdendo tudo. Caí, me levantei e hoje estou sendo bem sucedido. Estamos com planos para abrir filiais em outras cidades começando por São Paulo.

R: Que bom para nós que temos mais uma opção para as noites cariocas. Fica o recado para a galera. O Dante fica no Alto da Boa Vista, a consumação mínima é de R$ 20,00 por pessoa.


Dante

Conforme descrito na entrevista acima, a Dante é uma casa noturna em três níveis com três ambientes separados: Paraíso, Purgatório e Inferno. Sendo uma movimentada casa noturna, o Dante é um bom ambiente para histórias tanto de conspiração quanto de aventura. Situada no Alto da Boa Vista, é um local que fica do lado da Reserva Florestal da Tijuca, o que facilita a vida de curupiras e kanaímas que queiram frequentá-lo. Mesmo iaras não teriam problemas em encontrar um riacho e um renascido-justiceiro poderia deixar seu animal na floresta sem problemas. Com todas estas vantagens, o Dante acaba tendo um bom público sobrenatural que não é percebido pelos demais.
Personagens humanos também pode se divertir e fazer bons contatos. Os diferentes públicos que vão de pessoas perigosas e influentes nas altas esferas da sociedade do Paraíso, às pessoas perigosas influentes no submundo do Purgatório e Inferno, permitem várias interações diferentes. Seja para a Elite, seja para seus opositores.
O Dante é situado no Rio de Janeiro, mas com pequenas alterações pode ser usado em qualquer cidade, ou o mestre poderá usar o Dante do Rio de Janeiro como modelo para as filiais em outras cidades. Uma curiosidade, o dono do Dante parece ser um humano normal que é imune a qualquer magia. Pode ser um humano com Magia Fraca. Porém, ele tem um sócio misterioso que ninguém sabe quem é. Será um membro da Elite, ou algo...diferente?

NPCs importantes:

Santiago - Chefe de Segurança:

Histórico: Colombiano Ex-militar que lutou contra os traficantes e por isso fugiu da Colômbia quando o Exército foi derrotado. Foi pra Bahia, ficou cinco anos lá e aprendeu capoeira. Daí foi para o Rio de Janeiro para trabalhar com segurnaça. Santiago foi contratado por Luiz e não sabe quem é o misterioso sócio dele.
Personalidade: Santiago não dispensa uma boa briga, mas mantém seu profissionalismo levando muito a sério seus deveres como chefe de segurança. Brigas dentro da casa noturna não, lá fora é outra história. Ele é sarcástico, gosta de se divertir e é um pouco mulherengo. Santiago é um bom amigo para aqueles que conquistam sua confiança.
Santiago não sabe porque se tornou um kanaíma, algum curupira ficou muito frustrado lá pros lados da Colômbia. Até hoje ele conseguiu evitar devorar seres humanos, até hoje...

Aparência: Alto, forte, de cabelos negros curtos. Santiago não tem nenhum traço físico característicos.

Entidade: Kanaíma

Atributos:
Força: Ótima  (+2)
Destreza: Excelente (+3) 
Resistência: Ótima (+2) 
Intelecto: Mediano (0) 
Intuição: Mediana (0) 
Presença: Ótima (+2) 
Vontade: Ótima (+2) 
Magia: Boa (+1)
Iniciativa:+7 
Determinação:18
Deslocamento: 4/20/80 
Carga: 60/180

Características:
reflexos +3, flexibilidade +3; contatos +2; superstição -2; sarcasmo -2; compulsão: (-1) vagar todos os dia como animal na floresta.

Habilidades:
Percepção: habilitado (0)             
Intimidação: novato (-2)     
Furtividade: habilitado (0)
Armas de Fogo: experiente (+2)  
Armas Brancas: novato (-2)
Malandragem: habilitado (0)
Luta Desarmada: Capoeira : perito (+4)                                  
Dirig Veículos: novato (-2)
Segurança: experiente (+2)         
Idiomas: Português: habilitado (0)
Rastreamento: habilitado (0)       
Sobrevivência: habilitado (0) 
Mitos e Lendas: novato (-2)
Natação: habilitado (0)               
Primeiros Socorros: habilitado (0)

Proteção e equipamento:
Desert Eagle (pistola pesada); colete de petra civil.

Pertences: moto tenereé, capacete. Santiago mora numa casinha numa vila no Anil, perto da favela “Rio das Pedras”.

Elisa Miranda - Hostess

Histórico: Elisa sempre trabalhou na área de entretenimento. Primeiro em eventos, depois nos restaurantes e casas noturnas. Sua boa aparência e inteligência sempre ajudaram a abrir as portas, mas sua personalidade forte fazia com que muitas delas se fechassem. Quando Elisa denunciou a ligação do dono de uma casa noturna com o narcotráfico, ela foi assassinada como punição por sua ousadia. Porém, Elisa voltou. Sem entender direito o ocorrido, Elisa caminhou pela praia sem entender nada até chegar a um quiosque de uma tatuadora. A tatuadora se chamava Silvinha e era uma pessoa que conhecia histórias similares e explicou a Elisa o que tinha acontecido. Elisa era uma renascida curinga cujo elo descobriu-se que era um antigo brinco de família. Porém, quando Elisa provou da energia vital de Silvinha ela achou o sabor inebriante e quase matou a nova amiga.
Com o tempo, ela conseguiu um emprego no Dante e vem se mantendo discreta até estar pronta para se vingar dos que a “mataram”.
Personalidade: Elisa é uma mulher determinada e de personalidade forte. Ela gosta de se divertir, mas é muito profissional levando muito a sério seus deveres no Dante. Apesar de seu profissionalismo e dedicação, Elisa sempre procurou levar uma vida normal tendo namorados e mantendo o contato com a família. Ela agora está se ajustando a sua nova “condição” o que a deixa um pouco insegura. Elisa também acabou se viciando no “sabor” da energia vital de seres sobrenaturais provando-a sempre que pode. Ela já matou um kanaíma, um caído e outro renascido. O kanaíma e o renascido mereciam, o caído foi um acidente que a deixou com remorsos.

Aparência: Alta, bonita, esbelta e elegante com longos cabelos negros. Ela passou a usar o brinco que é seu elo no umbigo.

Entidade:Renascida (Curinga)

Atributos:
Força: Boa  (+1)
Destreza:Boa (+1) 
Resistência: Boa (+1) 
Intelecto: Ótimo (+2) 
Intuição: Boa (+1) 
Presença: Ótima (+2) 
Vontade: Ótima (+2) 
Magia: Boa (+1)
Iniciativa:+2 
Determinação:18 
Deslocamento: 3,5/17/68 
Carga: 35/100

Características:
beleza +2, contatos +2; Bravura +1; Simpatia +1;  compulsão: (-2) absorver energia de seres sobrenaturais; Inimigos (-1)

Habilidades:
Percepção: experiente  (+2)
Intimidação: habilitada (0)
Furtividade: habilitada (0)
Armas de Fogo: novata (-2)
Malandragem: habilitada (0)
Dirigir veículos: habilitada (0)
Luta Desarmada: Defesa Pessoal: habilitada (0)
Segurança: novata (-2)
Idiomas: Inglês: habilitado (0)
Computação Avançada: hab (0)
Investigação: novata (-2)
Persuasão: habilitada (0) 
Sedução: habilitada (0)           
Natação: habiltada (0)
Dança: habilitada (0)

Proteção e equipamento:
pistola leve; colete de petra civil.

Pertences: um bom carro de pequeno porte (o equivalente a um Palio), um relógio “whrist-top” da Nipotech com todos os periféricos. Elisa mora num apartamento de sala e dois quartos na Barra da Tijuca.


Agradecimentos:
Paulino - pela idéia original do Dante
Fernando - por gentilmente ceder o personagem Santiago.



                                                                                                                                                                                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário