A
matéria deste mês sobre as opções de entretenimento noturnas da nossa cidade
tem como destaque a recém-aberta casa noturna “Dante”. Apesar do seu pouco
tempo de funcionamento, o sucesso da Dante já a coloca como referência para a
noite carioca.
Mas,
por que tanto sucesso? O principal motivo pode estar na ousadia da proposta de
marketing de Luiz Manhães, o proprietário da Dante de criar uma casa noturna
com três ambientes. Com a palavra, Luiz Manhães:
R:
Como surgiu a idéia do Dante?
LM:
“Eu sou um amante da vida noturna desde a minha adolescência. Sempre gostei de
estar cercado de pessoas e me divertir curtindo a noite. Nestes anos eu aprendi
muito sobre as pessoas e percebi que havia uma necessidade insatisfeita no Rio
de Janeiro. Esta cidade abriga várias tribos urbanas, mas também é um local de
fusão de várias culturas e raças. Foi quando tive a idéia de fazer uma casa
noturna que atendesse a três públicos. A casa tem três andares, cada um deles
com um ambiente distinto. Os três ambientes tem entradas separadas, mas o Dante
também tem uma entrada principal que leva um grande bar de onde se pode ter
acesso aos três níveis. Tribos separadas, mas com a possibilidade de fusão.”
R:
Como são os ambientes ?
LM:
No primeiro andar temos um ambiente com decoração moderna e elegante, bem clean. As luzes são suaves e o
atendimento é bem refinado. A música ambiente é jazz, bossa-nova ou até
clássica. Um varandão com teto de vidro completa o clima. É o único local em
que além do bar temos garçons servindo. Este ambiente é o Paraíso.
No
térreo temos o bar principal que é bem neutro e tem escadas que dão acesso ao
primeiro andar e ao porão. Nos fundos do térreo, mas também com acesso por uma
entrada separada, temos o segundo ambiente: Purgatório. Aqui o ambiente é bem
psicodélico e dançante. Tocamos muito techno e dance. Estamos pensando em
criar dias alternados com música baiana e música latina.
No
porão temos um ambiente com decoração agressiva e pesada. Tijolo aparente,
móveis de metal, pôsteres, luz vermelha e piscante, este tipo de coisa. O som é heavy metal, trash, rap e funk. Este ambiente é o Inferno.
R:
Porque se basear nestes conceitos para criar a casa noturna.
LM:
No Rio sempre se usou muito o termo “inferninho”. Um amigo meu dizia que quando
ia a um bar calmo para ouvir jazz que ele estava no Paraiso. Uma vez eu
li uma entrevista em que um fã de techno declarou que um show de música baiana
era o que mais perto ele poderia imaginar do inferno. Essa diversidade toda me
atraiu, um local em que o inferno de um é o paraíso de outro. Provavelmente um
fã de heavy metal preferiria se divertir no Inferno do
Dante do que passar uma noite no “Paraíso”. Com esta idéia na cabeça o nome
Dante foi uma consequência natural.
R:
Com três entradas separadas não fica difícil cuidar da segurança?
LM:
Um pouco. Mas eu tenho um chefe de segurança muito eficiente, o Santiago. Ele
montou uma boa equipe e eu confio nele plenamente. Além disso, temos sistema de
câmera interna e detectores de metal na portaria. A Elisa, minha hostess, coordena a entrada de
pessoal e toda a equipe garantindo que tudo corra bem. A minha equipe, modéstia
a parte, é ótima.
R:
Você esperava esse sucesso todo? Dizem que várias pessoas venderiam a alma para
entrar na Dante quando ela está lotada.
LM:
É você quem está dizendo isso. (risos) Na verdade, eu sabia que tinha uma boa
idéia, mas não sabia se ia dar certo. Da última vez que tentei um
empreendimento de grande escala lutando por aquilo que acreditava, eu acabei
brigando com meu pai e perdendo tudo. Caí, me levantei e hoje estou sendo bem
sucedido. Estamos com planos para abrir filiais em outras cidades começando por
São Paulo.
R:
Que bom para nós que temos mais uma opção para as noites cariocas. Fica o
recado para a galera. O Dante fica no Alto da Boa Vista, a consumação mínima é
de R$ 20,00 por pessoa.
Dante
Conforme
descrito na entrevista acima, a Dante é uma casa noturna em três níveis com
três ambientes separados: Paraíso, Purgatório e Inferno. Sendo uma movimentada
casa noturna, o Dante é um bom ambiente para histórias tanto de conspiração
quanto de aventura. Situada no Alto da Boa Vista, é um local que fica do lado
da Reserva Florestal da Tijuca, o que facilita a vida de curupiras e kanaímas
que queiram frequentá-lo. Mesmo iaras não teriam problemas em encontrar um
riacho e um renascido-justiceiro poderia deixar seu animal na floresta sem
problemas. Com todas estas vantagens, o Dante acaba tendo um bom público
sobrenatural que não é percebido pelos demais.
Personagens
humanos também pode se divertir e fazer bons contatos. Os diferentes públicos
que vão de pessoas perigosas e influentes nas altas esferas da sociedade do
Paraíso, às pessoas perigosas influentes no submundo do Purgatório e Inferno,
permitem várias interações diferentes. Seja para a Elite, seja para seus
opositores.
O
Dante é situado no Rio de Janeiro, mas com pequenas alterações pode ser usado
em qualquer cidade, ou o mestre poderá usar o Dante do Rio de Janeiro como
modelo para as filiais em outras cidades. Uma curiosidade, o dono do Dante
parece ser um humano normal que é imune a qualquer magia. Pode ser um humano
com Magia Fraca. Porém, ele tem um sócio misterioso que ninguém sabe quem é.
Será um membro da Elite, ou algo...diferente?
NPCs
importantes:
Santiago - Chefe de Segurança:
Histórico: Colombiano Ex-militar que lutou contra os traficantes e por
isso fugiu da Colômbia quando o Exército foi derrotado. Foi pra Bahia, ficou
cinco anos lá e aprendeu capoeira. Daí foi para o Rio de Janeiro para trabalhar
com segurnaça. Santiago foi contratado por Luiz e não sabe quem é o misterioso
sócio dele.
Personalidade: Santiago não dispensa uma boa briga, mas mantém seu
profissionalismo levando muito a sério seus deveres como chefe de segurança.
Brigas dentro da casa noturna não, lá fora é outra história. Ele é sarcástico,
gosta de se divertir e é um pouco mulherengo. Santiago é um bom amigo para
aqueles que conquistam sua confiança.
Santiago
não sabe porque se tornou um kanaíma, algum curupira ficou muito frustrado lá
pros lados da Colômbia. Até hoje ele conseguiu evitar devorar seres humanos,
até hoje...
Aparência: Alto, forte, de cabelos
negros curtos. Santiago não tem nenhum traço físico característicos.
Entidade: Kanaíma
Atributos:
Força:
Ótima (+2)
Destreza:
Excelente (+3)
Resistência:
Ótima (+2)
Intelecto:
Mediano (0)
Intuição:
Mediana (0)
Presença:
Ótima (+2)
Vontade:
Ótima (+2)
Magia:
Boa (+1)
Iniciativa:+7
Determinação:18
Deslocamento:
4/20/80
Carga:
60/180
Características:
reflexos
+3, flexibilidade +3; contatos +2; superstição -2; sarcasmo -2; compulsão: (-1)
vagar todos os dia como animal na floresta.
Habilidades:
Percepção:
habilitado
(0)
Intimidação:
novato (-2)
Furtividade:
habilitado (0)
Armas
de Fogo: experiente (+2)
Armas
Brancas: novato (-2)
Malandragem:
habilitado (0)
Luta
Desarmada: Capoeira : perito
(+4)
Dirig
Veículos: novato (-2)
Segurança:
experiente (+2)
Idiomas:
Português: habilitado (0)
Rastreamento:
habilitado (0)
Sobrevivência:
habilitado (0)
Mitos
e Lendas: novato (-2)
Natação:
habilitado
(0)
Primeiros
Socorros: habilitado (0)
Proteção e equipamento:
Desert
Eagle (pistola pesada); colete de petra civil.
Pertences: moto tenereé, capacete.
Santiago mora numa casinha numa vila no Anil, perto da favela “Rio das Pedras”.
Elisa Miranda - Hostess
Histórico: Elisa sempre trabalhou na área de entretenimento. Primeiro
em eventos, depois nos restaurantes e casas noturnas. Sua boa aparência e
inteligência sempre ajudaram a abrir as portas, mas sua personalidade forte
fazia com que muitas delas se fechassem. Quando Elisa denunciou a ligação do
dono de uma casa noturna com o narcotráfico, ela foi assassinada como punição
por sua ousadia. Porém, Elisa voltou. Sem entender direito o ocorrido, Elisa
caminhou pela praia sem entender nada até chegar a um quiosque de uma
tatuadora. A tatuadora se chamava Silvinha e era uma pessoa que conhecia
histórias similares e explicou a Elisa o que tinha acontecido. Elisa era uma
renascida curinga cujo elo descobriu-se que era um antigo brinco de família.
Porém, quando Elisa provou da energia vital de Silvinha ela achou o sabor
inebriante e quase matou a nova amiga.
Com
o tempo, ela conseguiu um emprego no Dante e vem se mantendo discreta até estar
pronta para se vingar dos que a “mataram”.
Personalidade: Elisa é uma mulher
determinada e de personalidade forte. Ela gosta de se divertir, mas é muito
profissional levando muito a sério seus deveres no Dante. Apesar de seu
profissionalismo e dedicação, Elisa sempre procurou levar uma vida normal tendo
namorados e mantendo o contato com a família. Ela agora está se ajustando a sua
nova “condição” o que a deixa um pouco insegura. Elisa também acabou se
viciando no “sabor” da energia vital de seres sobrenaturais provando-a sempre
que pode. Ela já matou um kanaíma, um caído e outro renascido. O kanaíma e o
renascido mereciam, o caído foi um acidente que a deixou com remorsos.
Aparência: Alta, bonita, esbelta e
elegante com longos cabelos negros. Ela passou a usar o brinco que é seu elo no
umbigo.
Entidade:Renascida (Curinga)
Atributos:
Força:
Boa (+1)
Destreza:Boa
(+1)
Resistência:
Boa (+1)
Intelecto:
Ótimo (+2)
Intuição:
Boa (+1)
Presença:
Ótima (+2)
Vontade:
Ótima (+2)
Magia:
Boa (+1)
Iniciativa:+2
Determinação:18
Deslocamento:
3,5/17/68
Carga:
35/100
Características:
beleza
+2, contatos +2; Bravura +1; Simpatia +1; compulsão: (-2) absorver energia de
seres sobrenaturais; Inimigos (-1)
Habilidades:
Percepção:
experiente (+2)
Intimidação:
habilitada (0)
Furtividade:
habilitada (0)
Armas
de Fogo: novata (-2)
Malandragem:
habilitada (0)
Dirigir
veículos: habilitada (0)
Luta
Desarmada: Defesa Pessoal: habilitada (0)
Segurança:
novata (-2)
Idiomas:
Inglês: habilitado (0)
Computação
Avançada: hab (0)
Investigação:
novata (-2)
Persuasão:
habilitada (0)
Sedução:
habilitada (0)
Natação:
habiltada (0)
Dança:
habilitada (0)
Proteção e equipamento:
pistola
leve; colete de petra civil.
Pertences: um bom carro de pequeno
porte (o equivalente a um Palio), um relógio “whrist-top” da Nipotech com todos
os periféricos. Elisa mora num apartamento de sala e dois quartos na Barra da
Tijuca.
Agradecimentos:
Paulino
- pela idéia original do Dante
Fernando
- por gentilmente ceder o personagem Santiago.
Nenhum comentário:
Postar um comentário