quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Epidemia - Era do Caos



AVENTURA PRONTA PARA ERA DO CAOS RPG
Por Carlos Klimick
Esta aventura tem dois lados. Ela pode ser jogada com os personagens sendo pessoas comuns que acabam interferindo com os planos de um setor da Elite, ou os jogadores podem ser agentes da Elite que tentam impedir que os personagens descubram coisas demais e tentam neutralizá-los (preferencialmente sem matá-los). A aventura é descrita em linhas gerais para dar bastante espaço para o Mestre desenvolvê-la e adpatá-la ao seu grupo e a sua cidade.
Trama Geral: Um dos membros da Elite possui uma indústria de vacinas e medicamentos que está passando por dificuldades financeiras. É decidido então criar um surto de (malária, febre amaralea, peste bubônica, o Mestre escolhe dentro do que ele achar mais divertido e/ou adequando à sua cidade. Mas não vá devastar a cidade), a secretaria de saúde faria uma compra de emergência sem recorrer a licitação pública, uma vez que a úncia indústria que teria condicões de atender a secretaria no prazo necessário seria a indústria do elitista.
Um técnico do laboratório descobre a trama, copia os códigos de acesso aos computadores da indústria em um disquete e guarda algumas provas (recibos que comprovam a elaboração dos medicamentos alguns meses antes da doença atingir a cidade) em uma caixa postal. O técnico é descoberto, ele foge e antes de morrer entrega o diskete para uma pessoa ou grupo de pessoas na rua. Os personagens dos jogadores são as pessoas para as quais o técnico entregou o diskete ou agentes da Elite tentando deter essas pessoas. Mantenha em mente que nenhum agenta da Elite sabe o real tamanho da organização, nem toda sas suas motivações. Se a verdade vier a tona, a indústria será fechada, o secretário de saúde afastado, etc.
Ínicio: a) Os personagens estão calmamente sentados em um bar, quando um homem surge correndo( ele pode ou não ser amigo de um deles). Desesperado ele entrega o diskete para um deles (o seu amigo ou amiga) e explica que descobriu uma tramam envolvendo o governo e a indústria para a qual ele trabalha. estão querendo matá-lo e ele tem que passar o diskete com informações para um deles. O técnico enfia o diskete no bolso de um deles e sai correndo. Um carro da polícia vira a esquina e os policiais gritam para que o técnico pare. Ele continua correndo, os policiais o fuzilam, metem o corpo no carro e arrancam. Estupefatos, os personagens decidem sair fora rapidinho.
b) Os personagens são acionados. Houve um vazamento de informação de uma indústria pertencente a um elitista. Agentes foram acionados e identificaram a pessoa responsável, um técnico da indústria. Foi determinado que o técnico fez um diskete com alguma informação e escondeu outras em algum lugar. Após alguma buscas, o técnico foi localizado nas imediações de um bar. Mas os incompetentes que o fizeram eliminaram o técnico antes de interrogá-lo e o diskete não foi interrogado. Agora a indústria farmacêutica da Elite que conseguiu o barateamento das vacinas infantis corre o risco de fechar se a informação vier a público. Cabe aos agentes evitar que isto aconteça.
a) Nesse ponto, os personagens podem ter ido até um computador para tentar ler o diskete. Eles descobrem que os arquivos estão encriptados, eles precisam da senha ou de um hacker para desencriptá-los. ( A senha é o nome do técnico escrito de trás para frente. Para desencriptar os arquivos é necessário um teste de "Computação Avançada", dificuldade 15).
Se eles conseguirem acessar o diskete, verão que ele contem códigos de acesso ao banco de dados da "Indústria Farmacêutica Horizonte". Surfando pela Rede eles conseguem acessar a home-page da Horizonte. Usando os códigos, eles conseguem acesso ao banco de dados da indústria. Após alguns minutos de epsquisa, eles descobrem que o técnico trabalhava no setor de medicamentos contra doenças infecto-contagiosas. Usando os códigos eles descobrem que a indústria vem a dois meses preparando medicamentos contra um surto de X(cabe ao Mestre decidir) que ainda não ocorreu. Nesse momento, um dos personagens que estava vendo TV assiste a duas notícias: "Hoje a tarde houve um tiroteio entre a polícia e um técnico de uma indústria farmacêutica que desviava produtos químicos para a elaboração de drogas pelos traficantes. O técnico reagiu a prisão e ao sacar uma arma foi morto pela polícia. O tiroteio ocorreu a hora...perto do bar..." a outra notícia é "Houje a tarde foram detectados dois casos de X no hospital estadual... O secretário de saúde declarou que ainda é muito cedo para se aventar a hipótese de um surto ou epidemia, mas o assunto vem merecendo toda a atenção da secretaria de saúde". Mal os persoangens houvem isso, a ligação com a indústria é cortada. Ao longe, ele souvem sirenes de carros policiais se aproximando.
(A intrusão deles nos arquivos da Horizonte havia sido detectada, os setores de segurança da Elite detectaram o telefone de onde se originava a chamada e acionaram agentes de ap-reensão. Se um dos personagens for ao menos "experiente" na habilidade "Computação Avançada", o Mestre pode permitir que ele ou ela faça um teste difícil para entender o que aconteceu.
Os personagens devem fugir ou serão presos e interrogados e o diskete será apreendido. Acusações falsas e provas plantadas de ligação com o crime os neutralizarão como testemunhas e vítimas de uma conspiração. Ninguém acreditará neles e eles levarão anos para recuperar suas credibilidades. Os personagens podem tentar fugir se disfarçando, pelo térreo ou telhados, ou dequalquer outra foram que venha a ocorrer a eles. Os policiais, agentes da Elite, tem ordens de prendê-los e não matá-los. Habilidades como "Percepção", "Malandragem", "Disfarces" e "Furtividade" serão muito úteis aqui.
b) Em algum momento devem ocorrer aos agentes questionar as outras pessoas que estavam no bar próximo ao local onde o técnico foi morto. O garçom confirmará que o técnico conversou com um grupo de pessoas antes de fugir e ser morto pela polícia. A pessoa é frequentadora do bar. O garçon sabe o nome da pessoa e que ela mora por perto. Se algum dos agentes tiver a iniciativa de procurar, descobrirá que um dos membros do grupo pagou a conta com o cartão de crédito. A boleta, ou registro, da operação está na gaveta, ou arquivos, do bar. De uma forma ou de outra os agentes chegam a um endereço. Na casa está a mãe da pessoa que não sabe aonde ela está. Dependendo de como os agentes se portarem, a mãe dá o endereço de dois outros amigos da pessoa. O primeiro endereço é infrutífero, quando se dirigiam ao segundo eles recebem uma comunicação especial: alguém entrou nos arquivos da Horizonet e copiou informações sigilosas de lá. A invasão foi percebida e a ligação rastrada até o endereço para o qual eles já estavam indo. As instruções são para recuperar o diskete, nocauteando os personagens se necessário, mas sem matá-los, a apreensão dos mesmos será feita por agentes "policiais"que já estão se dirigindo ao local. Os agentes correm e encontram o apartamento vazio e o computador ligdo. Testes das habilidades "Percepção", "Malandragem", "Furtividade" e "Disfarces" serão úteis para identificar a rota de fuga dos personagens. Após uma perseguição, um dos personagens é apreendido, mas ele não tem o diskete.
a) Os personagens devem estar assustados, sem saber direito em quem confiar. Todos parecem suspeitos e o clima de paranóia cresce cada vez mais. Talvez ocorra a alguns dos personagens ir até a casa do técnico. Se o fizerem descobrirão que alguém já esteve lá rebuscando a casa. Na varanda tem alguns vasinhos de flores, todos estão simetricamente alinhados, o técnico era um sujeito muito metódico, menos um. Dentro do vaso, debaixo do torrão de terra, tem uma chavinha de uma caixa postal. Se os personagens forem até lá, ao abrir a caixa, eles encontrarão recibos que comprovam a trama por detrás da Horizonte. Eles são novamente surpreendidos por agentes da Elite, agora atirando com dardos tranquilizantes. Talvez alguns deles sejam capturados. Se escaparem, um deles receberá uma ligação pelo telefone-computador de pulso. Na ligação um homem se identifica como "amigo"deles. Ele avisa que os personagens já foram "incriminados"e que em breve estarão sendo procurados pela polícia. Os principais jornais e estações de TV já foram avisados que os personagens são uns farsantes com provas forjadas em busca de publicidade barata e não irão recebê-los. Se os personagens devolverem o diskete e as provas, as acusações erão retiradas e tudo será esquecido. Caso contrário....
Os personagens devem decidir o que fazer. Se decidirem seguir em frente, assassinos especiais estarão esperando por eles nos arredores das sedes dos principais jornais e estações de rádio e TV, assim como alguns policiais. A Elite tentará fazer com que os personagens sejam presos ou mortos ( nesse caso o mais discretamente possível, envenenamento, por exemplo). Os principais jornais, rádios eTVs foram realmente avisados quanto aos personagens e se recusarão a recebê-los. Se eles escaparem das emboscadas, ou de início tentarem sua sorte com um jornal ou rádio de menor importância, eles podem vir aa conseguir com qua as provas sejam divulgadas. O resultado será uma campanha de difamação e descrédito contra eles, eventualmente será instaurado um "inquérito administrativo"que não levará a nada. mas o surto(epidemia) não mais ocorrerá. Os personagens tem agora um inimigo perigoso.
Se os personagens decidirem confiar no "amigo"e entregar o diskete, eles não serãp presos e as acusações erão removidas. A epidemia ocorrerá e será debelada devido a "Pronta ação" da secretaria de saúde e a indústria farmacêutica Horizonte. os personagens serão deixados em paz, mas terão a impressão de estarem sendo constantemente monitorados. A Elite cumpriu o acordo, por enquanto...

b) Os agentes decidem correr até a casa do técnico. No caminho eles são avisados que o plano de contingência foi acionado. Provas falsas foram plantadas incriminando os personagens e os principais rádios, jornais e Tvs foram avisados quanto aos "farsantes" e suas provas forjadas. Eles também são avisados de que o técnico tinha uma caixa postal em uma gência do correio. Uma cópia já foi providenciada, agora é só esperar o anoitecer para entrar surrepticiamente na agência e abrir a caixa postal. O sigilo ainda é importante.
Os agentes devem decidir o que fazer. Se forem a casa do técnico eles podem: chegar antes dos personagens e encontrar a chave da caixa postal num dos vasinhos de flores (ver a, acima); depois dos personagens, ver o vasinho revirado, deduzir o que houve e correr até a agência do correio; encontrar com os personagens e enfrentá-los ( nesse caso, seria interessante que pelo menos um dos personagens escape para a aventurar não terminar muito rapidamente). Se forem ao correio, receberão a cópia da chave da caixa postal de outro agente que estará esperando por eles. Enquanto esperam a agência fechar, eles veem os personagens entrarem na agência. Os agentes devem capturá-los e uma boa perseguição cai bem. Talvez um dos personagens esteja armado ou seja "perito"em artes marciais. ambos os casos podem ser boas surpresas. Se tudo falhar, um dos agentes poderá ligar para um dos personagens ( eles já obtiveram os números dos telefones-computador de pulso dos personagens) e tentar negociar com eles. Nesse ponto, os agentes já tem autorizaçãp para eliminar os personagens se necessário, mas agir o mais discretamente possível ao fazê-lo. Se os agentes falharem, a informação vai ao ar ou os personagens morrem desnecessariamente pelas mãos de outros agentes. A indústria Horizonte acaba enfrentando dificuldades e o suprimento gratuito de vacinas infantis acaba atrasando.
Se os agentes forem bem sucedidos, a informação é retida, a ameaça dos personagens é neutralizada e as vacinas infantis são envidadas normalmente para a rede pública. Porém, um surto de X afeta a cidade, duas pessoas morrem. O surto é debelado pela pronta ação da secretaria de saúde e a Horizonte. Será que os fins justificam os meios?

Nenhum comentário:

Postar um comentário