Este não é um livro autoral (as duas aventuras de minha autoria estão devidamente assinadas), e sim um livro de contribuições. Nestes 4 anos de projeto Santa Cruz foram recebidas uma dezena de aventuras prontas e adaptações que agora, revisadas e organizadas compõe este livro.
Algumas aventuras são velhas conhecidas dos jogadores de O Desafio dos Bandeirantes; A montanha da Perdição (que saiu na revista Só Aventuras nº 7) e A Serra das Esmeraldas (Saiu
primeiramente na revista Saga nº3, teve uma expansão para Brasil Barroco feita por Eliane Bettocchi e agora segue reescrita, revisada e expandida em outra versão para Santa Cruz), outras são quase que anônimas (a exemplo de O livro Maldito, postada no grupo Santa Cruz do Multiply por um usuário que encerrou sua conta).
A diversidade da gama de autores legou uma diversidade de estilos de narrativa e formas de aventura, o que torna este livro amplo. Temos desde aventuras simples de exploração e bandeira, o clássico Dungeons Crawler, até aventuras investigativas, de intrigra e horror. Santa Cruz dá todas estas possibilidades e a diversiade de maneiras de se jogar Santa Cruz está aqui contemplada. Ao editar um livro de Aventuras cabe-se pensar qual a finalidade de um livro destes. Livros de Aventuras não devem ser vistos como sagas oficiáis que levam os mundos de jogo, o mundo oficial de jogo é aquele que é construído na interação entre jogadores e mestre; tampouco um livro de aventuras é um quebra galho na mão de mestres pouco criativos, embora as vezes precisamos de idéias novas, novos ganchos, ou não temos o tempo necessário de se construir uma aventura. Guias de aventuras são antes de tudo manuáis práticos que ensinam os mestres a comporem melhor suas tramas e narrativas até que não necessitem mais deles. Uma boa aventura é aquela apenas rascunhada em uma folha, que permite que a aventura flua mais livremente na interação Mestre/Jogadores , beirando uma meta-narrativa. Mas Até se conseguir um nível de entrosamento entre os jogadores e uma certa familiaridade com o cenário, tornam-se necesserários ganchos e narrativas estruturadas.
Outra finalidade de um livro de aventuras é desviciar a narrativa, permitindo ao mestre diversificar estilos, e este me parece a principal razão deste livro. Nós nos habituamos a determinados modelos de aventuras e às vezes, e com o tempo nossas sagas tendem a se tornar repetitivas. Para motivar os jogadores e tornar o jogo mais interessante é necessário as veses mudar de estilo, inovar. Mudar a maneira de se fazer uma aventura não é tarefa fácil, implica as veses o contato com outros grupos e outros RPGs. Aventuras prontas são experiências acumuladas de diversos grupos, mestres e jogadores de RPG de lugares e épocas diferentes , nos permitindo entrar em contato com outras maneiras de se enxergar o jogo.
Fico grado com a diversidade das contribuições recebidas. As que não integram aventuras prontas
já estão sendo organizadas em outro livro. E agora...
Contra nosso vícios de narração, que se Abra o pano, o drama irá começar. Nossa peça começa com uma aventura mundana e realista sobre a saga de exploração dos Sertões pelos bandeirantes (O Desafio de Bandeirantes), possui como entreato um folhetim romântico sobre amor, castidade e maldições(Perigos da Lua), inicia um II ato contando aventuras de exploração na selva em busca de tesouros perdidos e o contato com tribos e segredos estranhos e perigosos(A serra das Esmeraldas, A montanha da perdição e A caçada à orquídea Sangrenta). Faz um terceiro ato de Intrigas, conspiração, jogos de poder e feitiçaria (O Livro Maldito, A vingança de Francisco de Oliveira, O Engenho da Bruxa) e encerrra com uma saga de horror e loucura vindos de tempos ancestráis ou das estrelas distantes (A serra Maldita, A pedra dos Andes).
Espero que estejam bem servidos. O mundo de Santa Cruz se tornou diverso em temáticas e estilos, o que não poderia deixar de ser. A todos aqueles que contribuiram com temáticas, ídeias, pesquisas, dicas, regras, adaptações e ambientações neste quatro anos que concluíram o projeto Santa Cruz, meus devídos Préstimos.
Inicie-se a ação.
Hallowone
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