quarta-feira, 5 de novembro de 2014

IRMANDADE DE SET - Era do Caos


Por Marcio Lima e Carlos Klimick
Segundo os setianos, existe uma "consciência" no homem, que na maior parte das pessoas, permanece escondida durante toda uma vida. Daí a necessidade de conhecê-la, descobri-la e usá-la. Partindo da premissa de que a sociedade convencional é constituída de "homens adormecidos", sendo condicionados à tudo e todos que estão ao seu redor. Seria de suma importância para a humanidade aprender a pensar, a raciocinar e entender as coisas, sem atribuir a um deus imaginário qualquer fenômeno de difícil compreensão. O que o ser humano não compreende, vira produto da "vontade divina", e seguindo a máxima dos crentes "Não devemos ousar entender Deus e seus Mistérios". O que a Irmandade de Set propõe, é que descubramos a verdade por trás das coisas e que nos livremos de tais fantasias. Como disse Aleister Crowley, "não há nenhum deus senão o homem". Em suma, não há culto a divindade alguma e sim a busca pelo desenvolvimento máximo das capacidades humanas. A busca de uma "irmandade com os deuses". No que diz respeito à Magia Negra, os setianos encaram-na como expressão máxima da vontade do homem, maneira pela qual perseguem metas e traçam objetivos, sem associação alguma à malefícios ou sacrifícios de animais e de pessoas. O ponto a ser observado é o seguinte: na Magia Branca, realiza-se a vontade de Deus, e não a do homem. Na Magia Negra, tendo o homem como seu próprio Deus, a sua vontade é realizada, usando seres inferiores no auxílio da realização desta, alcançando assim a expressão mais divina de si mesmo.
Informações Gerais e Política de Admissões na Irmandade de Set
A Filosofia Setiana - A Irmandade de Set procura ao máximo honrar e preservar a consciência, ao contrário das religiões que adoram a natureza, causando assim forte rejeição delas àIrmandade devido ao fato desta "endeusar" o homem. O caminho trilhado pela Irmandade de Set é o processo para a criação de uma Essência individual e poderosa que existe acima e além da vida animal. É o verdadeiro veículo para a imortalidade pessoal. Este processo tem alguns componentes:
Antinomianismo - A Iniciação começa com a negação e rejeição da mentalidade de rebanho. Os valores culturais e sociais das massas, são verdadeiros obstáculos para o desenvolvimento espiritual individual. Cada um formula seus próprios valores. Nas religiões ocidentais convencionais, tal independência é chamada errôneamente de "Satanismo". Não existe culto a qualquer entidade na Irmandade de Set. O iniciado não busca apenas se libertar de um "deus" externo, e sim, de tudo o que controla externamente, coisas como propaganda, mídia, hábitos e costumes. A sociedade convencional freqüentemente condena aquilo que não pode facilmente entender. Coisas como racismo, sexismo, etc, são rigorosamente condenadas por essa sociedade. Na Irmandade de Set, segundo os adeptos, eles não promovem nenhuma dessas coisas, insinuando que qualquer manifestação de independência intelectual da consciência é algo mal visto perante a sociedade, o que não deixa de ser extremamente lógico.
Individualidade - Ninguém fará por você o seu trabalho de auto-transformação. Cabe a si mesmo a intensidade de sua busca, e não ao Irmandade. É você quem deve ditar suas metas e objetivos, não com impulso e emoção, e sim através da sabedoria.
Controle - O Iniciado deve ter um forte senso de disciplina para conseguir aquilo que deseja. A habilidade de reconhecer, iniciar e completar grandes missões é o que o diferencia de alguns pobres ocultistas, que tentam ser grandes através de incoerentes "feitiços".
Magia Negra - Num sentido muito bem definido, os setianos praticam a chamada Magia Negra. Sua fórmula é "minha vontade será feita", em oposição à Magia Branca, cuja fórmula é "vossa vontade será feita". A Magia Negra é evitada, porque ela significa ter absoluta responsabilidade sobre seus atos e conseqüências. Usá-la por motivos egoístas não é uma atitude setiana. A Magia Negra, dentro da filosofia Setiana, é o meio pelo qual o Iniciado experimenta sua própria divindade, em vez de rezar para deuses imaginários.
Histórico
Set - É o deus egípcio Set, cujo sacerdócio remonta a épocas pré-dinásticas. Imagens de Set tem sido datadas de antes de 3200 a.c. Set é uma imagem metafísica bem mais complexa e menos estereotipada que o judaico-cristão Satã. Na antiga cultura egípcia, Set passou por grandes períodos de popularidade e outros de grande impopularidade. Nos períodos pré-dinásticos e arcaicos, era uma divindade extremamente positiva, visto como uma extensão da existência. Era dessa forma, o deus da expansão dos limites e das mudanças do ser. Era popular entre os orientais, com seu culto tendo sido espalhado rapidamente. Durante o Médio Império Set foi reduzido a um símbolo do Egito Superior e aparentemente visto somente o festival Setiano de heb-sed (unificação). Foi nessa época que ele foi acusado do assassinato do deus Osíris. Anteriormente, dizia-se que tal deus havia morrido afogado. Não importa o quanto os osirianos retratem Set como sendo mau, pois em seu simbolismo, o assassinato de Osíris significa a destruição das restrições da sociedade, a aceitação da auto-mudança e auto-cultivo sobre as forças que levam a auto-estagnação. Os hicsos, estrangeiros que invadiram e dominaram o antigo Egito, identificaram-se com Set, e estabeleceram sua capital em um antigo local setiano, Avaris. O segundo renascimento setiano pode ter ocorrido durante a XVIII Dinastia, e atingiu seu ápice nas XIX e XX Dinastias, quando uma família de sacerdotes setianos tornou-se a linha faraônica. Nesse tempo, Set era muito popular, podendo ser observado através de nomes de faraós como Seti (homem de Set) e Setnakt (Set é poderoso). Dois textos Setianos importantes foram traduzidos: O Conto dos Dois Irmãos, conta como Set (identificado como o deus Bata) sofre uma série de metamorfoses (Xeperu) que o transformam de um colono para uma estrela na constelação de Ursa Maior. Dessa forma Set representa o indivíduo que através do seu próprio trabalho árduo , habilidades mágicas e uso de resistência no mundo Torna-se divino. O segundo texto é o livro do conhecimento da Força Espiral de Ra e do Sentimento de Apep. Com o início da XXII Dinastia, o Egito entrou em longo declínio. Set tornou-se muito impopular, com sua adoração sendo cessada em todos os lugares, exceto no oásis e na cidade de Tebas, onde seu culto foi absorvido no culto de Montu, o senhor da guerra de Tebas. Enquanto o Egito se virava para um passado idealizado, Set-heh, o deus do vazio chamado futuro, era esquecido. Foi nesta época que a Irmandade foi fundada, para impedir que a filosofia e os ensinamentos de Set se perdessem. Pois, para eles a decadência do Egito era inevitável e um longo sono deveria anteceder ao renascimento de sua civilização. O terceiro renascimento veio com a vinda dos gregos ao Egito. O sucesso da magia greco-egípcia, apesar da perseguição romana, viu uma expansão de ambos os aspectos filosóficos e mágicos dessa tradição para o norte, até a Inglaterra. O 3º século da Era Comum foi o ápice do Hermetismo Setiano. Mas com a imposição do Cristianismo como religião imperial romana, o individualismo foi novamente desprezado. O cristianismo egípcio identificou Set com Satã e ele quase desapareceu de vez da história. Seu quarto renascimento deu-se no século 19, com a onda de ocultismo que tomou a Europa.
Por todos estes séculos a Irmandade de Set continuou a existir em segredo. Buscando não a adoração de Set, mas sim seguir seus ensinamentos, sua filosofia, sua eterna busca pela evolução. Pessoas de potencial e filosofia similares foram recrutadas para a Irmandade, garantindo a sua sobrevivência. Seus altos critérios fizeram com que seus membros sempre fossem poucos, porém de alto valor. Hoje, a Irmandade de Set ainda se mantém em segredo e não tem planos de se revelar ao mundo. Eles evitam antagonismos com outras ordens, mantendo uma neutralidade inclusive em relação ao Culto de Ísis. Tão secreta é sua atuação que a Ordem de Hecate ainda não sabe da sua existência.
Estrutura da Irmandade Setiana
A Atmosfera deliberadamente individualista do Irmandade de Set não é facilmente condutora a atividades em grupo em uma rotina ou base programada. Não existem "dóceis seguidores", e sim filósofos e magistas que cooperam. A autoridade do Irmandade é mantida pelo chamado Conselho dos Nove, o qual indica o Sumo-Sacerdote de Set e o Diretor Executivo. Os Iniciados são reconhecidos segundo seis graus: Setiano 1º, Adepto(a) 2º, Sacerdote/Sacerdotisa de Set 3º, Magister/Magistra 4º, Mago/Maga 5º e Ipsíssimus/Ipsíssima 6º. Apesar dos termos Sacerdote e Sumo-Sacerdote, deve-se ressaltar que Set não é cultuado nessa organização. Ele é respeitado e as linhas gerais de sua filosofia é seguida, mas o objetivo é a evolução do próprio setiano e não a exaltação da figura lendária de Set. Pode-se dizer que o sacerdote ou sacerdotisa de Set venera a si mesmo/a. Esta é uma importante distinção em relação ao Culto de Ísis.
O conhecimento do Irmandade de Set se torna disponível para seus membros por diversos meios. As pesquisas e descobertas de seus membros são divulgadas em uma publicação mensal chamada de "Revelações de Set". O acesso a estas informações se faz de várias formas: mala-direta via e-mail; sites na internet de acesso restrito; contato pessoal; etc. As publicações confidenciais são enviadas na forma dos antigos hieróglifos egípcios e em código. Esta precaução por si só garante sua confidencialidade. As "Revelações de Set" são encadernadas a cada ano em um anuário que pode ser requisitado pelos membros da Irmandade. Além disso, um "Livro dos Iniciados" foi criado para os iniciantes. Nele se encontra o conhecimento básico, a história e as regras da Ordem. Cada novo membro recebe o "Livro dos Iniciados" quando se junta a Irmandade. Muitos iniciados ficam distantes um do outro e em função disso o Irmandade de Set mantém um sistema organizacional equipado para atendê-los à distância, em vez de utilizar filiais. Entretanto, existem Pylons, uma espécie de fórum corporativo e interativo para iniciados individuais. Cada iniciado deve afiliar-se à um Pylon, no prazo máximo de um ano de sua admissão no Irmandade. Há um tempo limite de 02 anos para cada novo Setiano se qualificar para o reconhecimento como adepto. Caso isto não ocorra, sua afiliação será cancelada. Existem vários círculos dentro da Irmandade, cada um correspondendo à uma área específica das artes e ciências mágicas. O adepto deve filiar-se a um Círculo que reflita seus interesses e aptidões pessoais. O conhecimento de todos os Círculos fica à disposição a todos os iniciados do Irmandade. Os Setianos podem e devem se comunicar uns com os outros, e para isso existe uma lista de Intercomunicação contida no "Livro do Iniciado" e Conclaves periódicas são agendadas em bases regulares, nacional e internacionalmente. Existem também "sites" e "listas de discussão" em que informações são passadas em código e/ou cujo acesso é restrito a setianos. A afiliação com o Irmandade é mantida em segredo, conhecida apenas pelo Sacerdócio. A Irmandade de Set mantém sua existência em segredo e não cogita revelar-se ao público ou assumir a forma pública de uma ONG. Ela possui membros infiltrados em diversas organizações. As demais ordens de feiticeiros sabem de sua existência, com exceção da Ordem de Hecate por ser muito nova, mas são registros incompletos e pouco confiáveis. As ordens que a conhecem melhor são o Culto de Ísis, por razões óbvias, e a Ordem do Eterno Amanhecer, por seus registros sistematizados. A Irmandade de Set é neutra em relação as demais Ordens, desde que elas não interfiram com seus objetivos.
Objetivos

A Irmandade de Set tem como objetivos o desenvolvimento do poder místico de seus membros. Eles se esforçam por desenvolver novos feitiços e rituais, e obter os feitiços e rituais dos outros, e coletar amuletos e talismãs. Seu envolvimento com o poder público e influência na sociedade mundana tem sido esporádico, mas tende a aumentar.

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