Por Marcio Lima da Fonseca
Mistério no Museu
A polícia continua investigando a estranha tentativa de furto que
ocorreu no Museu Histórico Nacional esta semana.
Na sexta-feira passada, ocorreu a estréia da exposição itinerante do Antigo Egito no Museu Histórico Nacional. A exposição é uma cortesia do Museu do Cairo, no Egito, e começou sua exposição itinerante no Brasil por São Paulo. a exposição conta com objetos de arte e uso pessoal, armas, brinquedos, e até sarcófagos, com múmias e tudo, do Antigo Egito. A exposição também conta com fotos e displays interativos sobre o Antigo Egito e tem feito muito sucesso em nosso país.
Na terça-feira desta semana, uma viatura com dois policiais fazia sua ronda noturna pelo centro da cidade quando foram chamados por um homem desesperado. O homem era José Antunes, um dos vigilantes que fazia a proteção noturna do Museu Histórico Nacional. Ele havia sido rendido, juntamente com seu colega, por três homens armados que haviam invadido o Museu. Por sorte, José conseguiu se soltar e correu para buscar ajuda.
O que os policiais encontraram no Museu foi absolutamente inesperado. Um dos bandidos veio correndo na direção deles apavorado. Ao ser capturado, ele apenas conseguiu proferir frases desconexas, tamanho era seu medo. No museu, os policiais encontraram o corpo de um dos assaltantes. Havia sinais de luta pelo chão, mas nenhum objeto da exposição havia sido levado ou quebrado, apenas o sarcófago estava um pouco marcado. Os policiais inspecionaram a área, mas o outro assaltante não foi encontrado. O outro vigilante foi libertado e confirmou que os bandidos eram em três e que nem ele nem José haviam matado o assaltante.
O assaltante sobrevivente encontra-se sob tratamento psiquiátrico e incapaz de depor, a polícia continua sem pistas sobre quem matou um dos assaltantes e sobre aonde está o terceiro assaltante.
Na sexta-feira passada, ocorreu a estréia da exposição itinerante do Antigo Egito no Museu Histórico Nacional. A exposição é uma cortesia do Museu do Cairo, no Egito, e começou sua exposição itinerante no Brasil por São Paulo. a exposição conta com objetos de arte e uso pessoal, armas, brinquedos, e até sarcófagos, com múmias e tudo, do Antigo Egito. A exposição também conta com fotos e displays interativos sobre o Antigo Egito e tem feito muito sucesso em nosso país.
Na terça-feira desta semana, uma viatura com dois policiais fazia sua ronda noturna pelo centro da cidade quando foram chamados por um homem desesperado. O homem era José Antunes, um dos vigilantes que fazia a proteção noturna do Museu Histórico Nacional. Ele havia sido rendido, juntamente com seu colega, por três homens armados que haviam invadido o Museu. Por sorte, José conseguiu se soltar e correu para buscar ajuda.
O que os policiais encontraram no Museu foi absolutamente inesperado. Um dos bandidos veio correndo na direção deles apavorado. Ao ser capturado, ele apenas conseguiu proferir frases desconexas, tamanho era seu medo. No museu, os policiais encontraram o corpo de um dos assaltantes. Havia sinais de luta pelo chão, mas nenhum objeto da exposição havia sido levado ou quebrado, apenas o sarcófago estava um pouco marcado. Os policiais inspecionaram a área, mas o outro assaltante não foi encontrado. O outro vigilante foi libertado e confirmou que os bandidos eram em três e que nem ele nem José haviam matado o assaltante.
O assaltante sobrevivente encontra-se sob tratamento psiquiátrico e incapaz de depor, a polícia continua sem pistas sobre quem matou um dos assaltantes e sobre aonde está o terceiro assaltante.
Estamos apresentando uma nova criatura sobrenatural para o mundo de Era
do Caos: as múmias. Objeto de lendas, contos de terror, filmes de terror ou
ação e desenhos animados, as múmias fazem parte da imaginação humana. Histórias
de antigas maldições, amores e ódios milenares, de como os arqueólogos que
abriram o túmulo de Tutancâmon morreram. As múmias são um tipo particular de
morto-vivo, um tipo particular de renascido que surgiu no Antigo Egito e são
muito raras.
Cientificamente falando, múmias são corpos de pessoas, em sua maioria
nobres e faraós, preservados através de soluções feitas de resina ou uma
mistura especial feita de sal e outros ingredientes chamada betume. Os antigos
egípcios praticaram a arte da mumificação por 3.000 anos ou mais, eles
acreditavam que a alma, o ka, poderia retornar algum dia e por isso conservavam
seus corpos. Seus órgãos eram extraídos pelo nariz e depositados em jarros
especiais que deveriam preservá-los. Depois de um período de 70 dias de
preparação do corpo, este era enfaixado em faixas de linho. Então a múmia era
enrolada em um sudário e mantida de duas formas diferentes: uma forma era
envolver o corpo com faixas e depois colá-las com cola e guardá-lo em um
sarcófago de cedro; a outra forma era enterrá-la em uma cova de pedra coberta
com hieroglíficos que contariam a vida do morto e a causa de sua morte.
Normalmente eram enterrados amuletos com a múmia, para protegê-la. Algumas
múmias receberam um ritual especial, que permite que elas despertem, nesses
casos os amuletos também serviam para prendê-las, caso não fosse a hora de despertar.
Também eram inseridas inscrições, feitiços que se lidos despertariam a múmia
para uma missão. Acreditava-se que a múmia acordaria caso sua tumba fosse
profanada, e só descansaria quando matasse os responsáveis. São estas as múmias
de que estamos falando, que podem despertar e agir novamente no mundo dos
vivos. Os egípcios são os mais famosos utilizadores da arte da mumificação, mas
os peruanos e mexicanos também as praticavam, embora não com a perfeição dos
egípcios.
Em termos de jogo, uma múmia pode ser considerada um renascido especial,
cujo elo é sua missão, a qual varia de acordo com as circunstâncias:
* Caso sua tumba seja profanada, a múmia acorda para matar os criminosos.
* Se a inscrição for lida, a múmia desperta para cumprir uma missão, que normalmente é associada aos faraós, ou ao Egito.
* Se é chegada a hora de despertar, para cumprir um destino em específico, ela desperta.
Uma múmia só retorna ao seu descanso quando cumpriu sua missão, retornando ao plano das névoas até que seja despertada novamente. Desta forma, podemos considerar as múmias imortais, porém não indestrutíveis. Se o seu corpo for destruído, a múmia retornará ao mundo dos mortos, não podendo retornar, pois não possui mais um corpo. Uma vez acordada, a múmia pode permanecer desperta o tempo que levar para cumprir sua missão, podendo ocorrer casos em que ela esqueça de sua missão e passe a vagar até descobrir novamente o motivo de estar desperta. A partir daí, ela retorna à sua obrigação. Pode-se considerar que uma múmia tem como obrigação começar com obsessão ou dever ( de -2 no mínimo) quanto à missão que deve cumprir, e talvez algum nível de fanatismo.
Quando uma múmia desperta, ela se restaura, adquirindo a aparência que tinha em vida. Porém, para isso, ela deve consumir energia vital, absorvendo-a como um renascido comum. Sua fadiga se transforma no quanto de energia vital ela pode conter em seu corpo. Caso a energia vital acabe, a múmia simplesmente volta à dormir, aguardando ser despertada novamente.
A fome de energia vital consome a múmia, pois exige-se muito poder para mantê-la desperta. Uma múmia perde 2 pontos de energia vital por dia. Se uma múmia puder manter seu sarcófago, ela pode repousar nele, passando a perder 1 ponto de energia vital por dia, graças aos encantos embuidos nele. As sensações de quando se absorve energia vital mudam se comparadas com outros renascidos:
* Plantas: não alimenta.
* Animais: insosso.
* Renascidos: razoável.
* Humanos: deliciosos.
* Sobrenatural: inebriante.
Como só os nobres, faraós e sacerdotes eram mumificados com este ritual especial, os conhecimentos mais comuns são os que são relacionados com a política, liderança e religião.
É notória a reputação da força superior das múmias, e sua conecção com a magia. Múmias ganham 10 pontos em força, magia e vontade. Os poderes mais comuns são: força, resistência, mortalha e terror. Múmias são aptas a aprender feitiçaria, principalmente se foram sacerdotes antes de morrerem. Os tipos de feitiços mais comuns são: cura e doenças, natural, sincronicidade e necromancia. Normalmente carregam os amuletos que foram enterrados com o sarcófago.
Animais temem a presença da múmia, tendendo a fugir se ela se aproximar.
Diferentes dos outros renascidos, a múmia se restaura por completo, podendo respirar, tendo batimentos cardíacos, e não sendo fria ao toque. Apesar de não mais precisarem, as múmias podem comer e beber normalmente. Elas também mantém sua aparência de quando vivas, não degenerando com o tempo, ou com a perda de energia vital.
Múmias recuperam pontos de vida na proporção de 4 pontos de saúde por rodada para cada ponto de energia vital gasto. Se forem atingidas por fogo, elas recuperam 1 ponto de vida por noite para cada ponto de energia vital gasto.
* Caso sua tumba seja profanada, a múmia acorda para matar os criminosos.
* Se a inscrição for lida, a múmia desperta para cumprir uma missão, que normalmente é associada aos faraós, ou ao Egito.
* Se é chegada a hora de despertar, para cumprir um destino em específico, ela desperta.
Uma múmia só retorna ao seu descanso quando cumpriu sua missão, retornando ao plano das névoas até que seja despertada novamente. Desta forma, podemos considerar as múmias imortais, porém não indestrutíveis. Se o seu corpo for destruído, a múmia retornará ao mundo dos mortos, não podendo retornar, pois não possui mais um corpo. Uma vez acordada, a múmia pode permanecer desperta o tempo que levar para cumprir sua missão, podendo ocorrer casos em que ela esqueça de sua missão e passe a vagar até descobrir novamente o motivo de estar desperta. A partir daí, ela retorna à sua obrigação. Pode-se considerar que uma múmia tem como obrigação começar com obsessão ou dever ( de -2 no mínimo) quanto à missão que deve cumprir, e talvez algum nível de fanatismo.
Quando uma múmia desperta, ela se restaura, adquirindo a aparência que tinha em vida. Porém, para isso, ela deve consumir energia vital, absorvendo-a como um renascido comum. Sua fadiga se transforma no quanto de energia vital ela pode conter em seu corpo. Caso a energia vital acabe, a múmia simplesmente volta à dormir, aguardando ser despertada novamente.
A fome de energia vital consome a múmia, pois exige-se muito poder para mantê-la desperta. Uma múmia perde 2 pontos de energia vital por dia. Se uma múmia puder manter seu sarcófago, ela pode repousar nele, passando a perder 1 ponto de energia vital por dia, graças aos encantos embuidos nele. As sensações de quando se absorve energia vital mudam se comparadas com outros renascidos:
* Plantas: não alimenta.
* Animais: insosso.
* Renascidos: razoável.
* Humanos: deliciosos.
* Sobrenatural: inebriante.
Como só os nobres, faraós e sacerdotes eram mumificados com este ritual especial, os conhecimentos mais comuns são os que são relacionados com a política, liderança e religião.
É notória a reputação da força superior das múmias, e sua conecção com a magia. Múmias ganham 10 pontos em força, magia e vontade. Os poderes mais comuns são: força, resistência, mortalha e terror. Múmias são aptas a aprender feitiçaria, principalmente se foram sacerdotes antes de morrerem. Os tipos de feitiços mais comuns são: cura e doenças, natural, sincronicidade e necromancia. Normalmente carregam os amuletos que foram enterrados com o sarcófago.
Animais temem a presença da múmia, tendendo a fugir se ela se aproximar.
Diferentes dos outros renascidos, a múmia se restaura por completo, podendo respirar, tendo batimentos cardíacos, e não sendo fria ao toque. Apesar de não mais precisarem, as múmias podem comer e beber normalmente. Elas também mantém sua aparência de quando vivas, não degenerando com o tempo, ou com a perda de energia vital.
Múmias recuperam pontos de vida na proporção de 4 pontos de saúde por rodada para cada ponto de energia vital gasto. Se forem atingidas por fogo, elas recuperam 1 ponto de vida por noite para cada ponto de energia vital gasto.
Características:
* Vontade (3) - O personagem tem um bônus de +3 em qualquer teste de
vontade, incluindo resistência a feitiços e poderes de dominação mental. *
Antigüidade (variável) - múmias são notoriamente antigas, e podem acordar
diversas vezes em séculos. Isso lhes dá tempo para adquirirem poder e
desenvolver suas habilidades. Isso se traduz em uma grande quantidade de pontos
de experiência disponíveis já na criação do personagem. Porém, com o tempo, uma
múmia aprende cada vez mais devagar, ficando mais preso a seu passado, ou seja,
ele ganha menos pontos de experiência por ano.
Idade
Até 100 anos 101-200 anos 201-500 anos 500 anos ou + |
XP
500 pontos 3 pts por ano 1 pt por ano 1/2 pt por ano |
Total
500 300 300 ----- |
Custo em Características
2 3 4 5 + 1 à cada 200 anos |
* Anacronismo (-1 à -3) - Essa característica reflete o quanto um
personagem antigo tem dificuldade de se adaptar com as novas descobertas. Uma
múmia não se torna inapta para aprender algo, mas terá uma dificuldade maior no
aprendizado. Com um nível fraco (-1) dessa característica uma múmia teria que
gastar mais tempo que uma pessoa normal para aprender a usar um computador, por
exemplo. Já com um nível forte (-3) a múmia teria que empreender um tempo muito
grande para aprender o básico, e existe uma grande possibilidade de que acabe
desistindo.
Existem pouquíssimas múmias ainda inteiras, mas isso é irrelevante, já
que se forem acordadas elas se restauram. Existem múmias Egípcias, Astecas e
Maias. Cabe ressaltar que não são todas as múmias do mundo que podem ser
despertadas, mas apenas aquelas que receberam este ritual especial. Temos no
máximo 60 múmias despertáveis em todo o planeta, destas apenas umas dez devem
estar atualmente ativas.
O processo de mumificação é um ritual necromântico, que levava cerca de 70 dias para ser realizado e exigia total dedicação dos sacerdotes, além de vários amuletos, objetos de poder, cânticos e inscrições mágicas, que compunham uma fórmula complexa que concedia a imortalidade. Ele está perdido desde a queda do baixo Egito, não existindo múmias posteriores à essa época.
Após a mumificação, a múmia se torna incapaz de receber o eterno ciclo, pois o ritual de mumificação já concederá a vida eterna. Aqueles que já receberam o eterno ciclo se tornam incapazes de receber a mumificação, pois seus espíritos não podem ficar presos em um corpo. O Culto de Ísis não conseguiu recuperar o ritual de mumificação. Existem histórias de que essa ordem criou o ritual do eterno ciclo como uma garantia de que os portadores do ritual de mumificação sempre retornem, mantendo o controle desse conhecimento, porém nem tudo parece ter corrido como esperado.
O processo de mumificação é um ritual necromântico, que levava cerca de 70 dias para ser realizado e exigia total dedicação dos sacerdotes, além de vários amuletos, objetos de poder, cânticos e inscrições mágicas, que compunham uma fórmula complexa que concedia a imortalidade. Ele está perdido desde a queda do baixo Egito, não existindo múmias posteriores à essa época.
Após a mumificação, a múmia se torna incapaz de receber o eterno ciclo, pois o ritual de mumificação já concederá a vida eterna. Aqueles que já receberam o eterno ciclo se tornam incapazes de receber a mumificação, pois seus espíritos não podem ficar presos em um corpo. O Culto de Ísis não conseguiu recuperar o ritual de mumificação. Existem histórias de que essa ordem criou o ritual do eterno ciclo como uma garantia de que os portadores do ritual de mumificação sempre retornem, mantendo o controle desse conhecimento, porém nem tudo parece ter corrido como esperado.
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