quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Abaité - HQ


Em tupi, “abaité” quer dizer “gente ruim”. A HQ Abaité: Bandeirantes, de  Richard Dantas (roteiro) e Leonardo Furtado (arte), atingiu 120% do valor do financiamento no Catarse.me!



Século XVII, interior do Brasil Colônia. Capitão Dias, um homem rude e severo, lidera uma expedição para captura de índios. Ele mantém seu comando abusando da força e da violência, gerando descontentamento entre seus homens. A expedição segue com relativo sucesso, até que algo inesperado acontece e os bandeirantes são massacrados. Capitão Dias consegue escapar com um pequeno grupo e esses poucos sobreviventes irão lutar pelas suas vidas em um ambiente hostil, enfrentarão seus mais sombrios pesadelos e confrontarão seus piores inimigos: eles próprios.



Embora trate-se de uma ficção, foi realizado um trabalho de pesquisa anterior à escrita do roteiro buscando criar um grupo de bandeirantes autêntico, distante daqueles que normalmente são retratados nos livros escolares. Abaité em tupi significa gente ruim, e assim são os personagens, sujos, feios e violentos.



As ilustrações em preto e branco tem como inspiração diversos artistas, de Debret à quadrinistas brasileiros da atualidade, como Octavio Cariello, Roger Cruz e Danilo Beyruth, porém há  identidade própria no traço. O resultado são ilustrações ricas em detalhe, que articulam-se perfeitamente com a dramaturgia da história, dando ao leitor uma experiência de aventura, suspense e mistério.



Com 72 páginas, ilustrações em preto e branco, tiragem de 500 exemplares, impressão em papel Polen Bold 80g e capa colorida, o livro é a estréia desses dois artistas nos quadrinhos. A publicação independente tem registro no ISBN sob o número 978-85-915004-0-6.



O autor da história, roteirista e produtor de cinema, tem planos para desenvolver um projeto audiovisual para “Abaité: Bandeirantes”, levando a desventura de Capitão Dias e seus companheiros para as telas. Mais informações podem ser obtidas nas páginas da HQ:

http://catarse.me/pt/AbaiteBandeirantes
http://www.facebook.com/AbaiteBandeirantes




Abaité: Bandeirantes é a primeira história em quadrinhos de Richard Dantas, 41 anos, nascido em Santos e torcedor não praticante do glorioso alvinegro praiano. Produtor, roteirista e diretor de filmes de curta metragem e institucionais, escreveu também uma série para TV, que está em fase de negociações com canais fechados.
Leia a entrevista com o autor em:

http://teste.quadrim.com.br/2013/03/11/graphic-novel-abaite-bandeirantes-com-financiamento-coletivo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário